quarta-feira, 26 de junho de 2013

DENÚNCIA: Novacap faz licitação de obra já realizada na Vila São José, em Brazlândia




A Novacap – Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil é a empresa responsável pela contratação das principais obras de infraestrutura do Distrito Federal, movimentando, portanto, um orçamento bilionário.

O que se vai poder observar no decorrer dessa reportagem do Guardian Notícias é, no mínimo, o retrato da falta de zelo e cuidado com o dinheiro público, abstraindo-se, claro, quaisquer considerações que mirem questões de ordem criminal.

A Concorrência 011/2012 – ASCAL/PRES começou mal, sendo por sua vez, suspensa por duas ocasiões, resultado do apontamento de diversas irregularidades no Edital. Aparentemente sanadas as questões editalícias, o certame seguiu adiante culminando com a contratação da empresa para executar os
serviços de “Execução de pavimentação asfáltica na Quadra 33; execução de ramais de boca de lobo e execução de lagoas de detenção: 3 A, 3 B e 3 C, na Vila São José, em Brazlândia-DF”, por um valor de R$ 2,8 milhões.

Inicialmente chama a atenção a falta de planejamento da Novacap, uma vez que sua previsão para obra foi no valor R$ 4.472.373,22, importância essa superior em 40% do valor efetivamente contratado. Não é razoável aceitar que uma empresa trabalhe com margens suficientes para obter lucro, oferecendo descontos de 40% sobre o valor estimado de uma obra, considerando ainda todas as responsabilidades fiscais e trabalhistas. A conclusão que se chega é de que ou a estimativa de preços feita pelo órgão contratante, no caso a Novacap, foi mal feita, ou a empresa contratada não irá realizar a obra, ou ainda, se realizar irá tomar o maior prejuízo do mundo.

Mas aí é que a história da Concorrência 011/2012 – ASCAL/PRES fica mais complicada. Na denúncia que a redação do Guardian Notícias recebeu a respeito dessa licitação, foram anexadas fotos que mostram que grande parte do objeto licitado já se encontrava executado, antes mesmo da assinatura do contrato (10/05/13) e da efetiva emissão da ordem de serviço para a empresa vencedora da Concorrência. Segundo o denunciante, a parte da obra que já estava pronta representa algo próximo a 45% do total dos serviços contratados, o que inclui as lagoas de detenção 3ª, 3B e 3C, bem como a limpeza superficial com bota-fora em toda a extensão da pavimentação asfáltica. Não se sabe se a Novacap irá pagar por um serviço já feito.
O presidente e o Diretor de Urbanização da Novacap receberam em 29/05/2013 o pedido de cancelamento do contrato, em razão das inúmeras irregularidades ocorridas durante todo o processo licitatório, e ainda, e o mais grave, em razão de que, parte dos serviços já estavam prontos antes mesmo da assinatura do contrato. Até o fechamento dessa matéria, não houve qualquer resposta ao ofício por parte da direção do órgão.


Fonte: Guardian Noticias