terça-feira, 28 de maio de 2013

Crise PT-PMDB parece que chegou ao DF

Na verdade, o problema é nacional.



 Cresce a versão de que o vice-governador Tadeu Filippelli (PMDB) está se afastando do governador Agnelo Queiroz. Hoje, o Correio Braziliense aborda essa questão, que já corria nos bastidores da política brasiliense há algumas semanas.

A grande incógnita é se Filippelli está mesmo conseguindo reaproximação com o ex-governador Joaquim Roriz. Caso essa hipótese se confirme em algum momento próximo, poderemos dizer que o vice sairá candidato a governador em 2014.

Na verdade, o problema é nacional. O PMDB decidiu enfrentar o PT em diversos estados, sendo o caso do Rio de Janeiro o mais polêmico. O governador Sergio
Cabral quer o seu vice, Pezão, como candidato a governador. Mas o senador petista Lindbergh lidera as pesquisas de opinião e não abre mão de ser o candidato. ...

Cabral já disse que não aceita palanque duplo no Rio para apoiar a presidente Dilma e ameaça, em tom de brincadeira, ficar ao lado do tucano Aécio Neves, seu amigo de juventude e de farras.

Há problema semelhante na Bahia, onde o PMDB de Geddel Vieira Lima desafia o governador petista Jaques Wagner. E no Ceará, onde o líder do PMDB, senador Eunício Oliveira, exige apoio do PT à sua candidatura a governador.

O Jornal de Brasília aponta hoje outros estados onde o PMDB se rebela, como Roraima, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Em São Paulo, o PT também quer ter candidato próprio e pode bater de frente com o PMDB.

Isso tudo mostra o enfraquecimento do vice-presidente Michel Temer, que comanda historicamente o PMDB, mas tem perdido inclusive batalhas nas votações no Congresso Nacional.

Assim, vemos aqui que o DF passa a ser a novidade na crise. Vamos observar como Filippelli vai se posicionar publicamente nos próximos dias. Se ficar calado já estará falando.


Fonte: Blog do Riella - 28/05/2013