terça-feira, 3 de janeiro de 2023

Testamento de Bento XVI: veja!

Testamento de Bento XVI: veja as palavras finais do ex-pontífice para o mundo que deixou escrito em um livro!

Fonte: reprodução internet 


O testamento de Bento XVI reflete os ensinamentos que o ex-papa pregou em sua vida. O religioso partiu desta vida neste dia 31/12/2022 pela manhã no horário da Itália. Ele estava recluso em um mosteiro.

De fato, o ex-pontífice marcou a história da Igreja Católica ao renunciar do cargo em 2013.

Isso só havia ocorrido antes há cerca de 600 anos!

Seu testamento espiritual publicado no livro “Nada além da verdade”, escrito pelo arcebispo Georg Ganswein, seu secretário pessoal, com Saverio Gaeta, para as edições Piemme e que deve sair no início de janeiro.

Tal texto é da data do verão de 2006 e desde então permanece inalterado. Afinal, Bento XVI costumava ponderar bem suas falas e escritos antes de os levaram à tona.

Qual foi o testamento de Bento XVI?

As palavras finais do Santo Padre refletem simplicidade e foco no que realmente importa para um vida digna. Leia o que diz Bento XVI:

“Permanecei firmes na fé! Não vos deixeis confundir!… Jesus Cristo é verdadeiramente o caminho, a verdade e a vida – e a Igreja, com todas as suas insuficiências, é verdadeiramente o Seu corpo.”

Coerência com mensagens anteriores

Tal visão escrita no testamento de Bento XVI reflete com exatidão o que o Papa disse em sua primeira e única passagem no Brasil, no ano de 2007. Confira:

“O que Cristo realmente nos dá? Por que queremos ser discípulos de Cristo? A resposta é: porque esperamos encontrar vida na comunhão com Ele, a verdadeira vida digna desse nome, e por isso queremos torná-lo conhecido aos outros, para comunicar a eles o dom que encontramos Nele. Mas é realmente assim? Estamos realmente convencidos de que Cristo é o caminho, a verdade e a vida?” – Discurso na abertura da conferência latino-americana de Aparecida, 13 de maio de 2007.

Além disso, outra fala marcante de sua trajetória deixa evidenciar a coerência do seu testamento com sua vida:

“A Igreja não existe para si mesma, não é o ponto de chegada, mas deve ir além de si, em direção ao alto, acima de nós. A Igreja é verdadeiramente si mesma na medida em que deixa transparecer o Outro – com ‘O’ maiúsculo – de onde ela vem e ao qual ela conduz.” – Missa com novos cardeais na Basílica de São Pedro, 19 de fevereiro de 2012.

Por fim, o reforço de Bento XVI ao seu testamento acerca da união entre as pessoas:

“Não é possível seguir Jesus sozinho. Quem cede à tentação de ir ‘por conta própria’ ou de viver sua fé de acordo com a mentalidade individualista que prevalece na sociedade, corre o risco de nunca encontrar a Cristo, ou de acabar seguindo uma falsa imagem dele. Ter fé é confiar na fé de seus irmãos e irmãs, e que sua fé também sirva de apoio para a fé dos outros. Peço, queridos amigos, que vocês amem a Igreja, que lhes gerou na fé, que lhes ajudou a conhecer melhor a Cristo, que lhes fez descobrir a beleza de seu amor.” – Missa com jovens na Jornada Mundial da Juventude de Madri, 21 de agosto de 2011.


Fonte: agenda dia