domingo, 13 de março de 2022

Jair Bolsonaro recebe refugiados afegãos para almoço no Alvorada

Presidente tinha visitado o grupo neste sábado, em Luziânia, em Goiás

Presidente Jair Bolsonaro recebe afegãos para almoço no Palácio da Alvorada

Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro recebe na tarde deste domingo (13), um grupo de refugiados afegãos para um almoço no Palácio da Alvorada. Os convidados do presidente chegaram à residência oficial em dois ônibus, por volta das 11h. Ao todo, mais de 70 pessoas foram recebidas pela presidente, em sua maioria mulheres, crianças e idosos.

O grupo chegou ao Brasil em agosto do ano passado, após o Talibã tomar o poder no Afeganistão.

O presidente fez um discurso de boas-vindas aos expatriados.

– Sei que é difícil abandonar a terra natal e ir para outro continente, mas as circunstâncias até mesmo de sobrevivência os obrigaram a tomar esse destino. Sejam bem-vindos e sintam-se em casa. Hoje é um dia muito especial para mim, estou muito feliz de vê-los aqui sãos e salvos – disse o presidente.

Uma das convidadas para o encontro foi a afegã Mina Mirzad, de 24 anos. Em entrevista ao site Metrópoles, ela contou que trabalhava no governo do Afeganistão quando os radicais islâmicos assumiram o poder. Ela e a família fugiram para o Paquistão, onde ficaram por 6 meses, e de lá vieram para o Brasil.

– O presidente do Brasil nos convidou para o almoço, e estamos animados para conversar com ele e comer comida brasileira – disse Mina, que agora se empenha em aprender português e conseguir um emprego.

Jair Bolsonaro havia visitado o grupo neste sábado (12), na cidade de Luziânia, em Goiás. Na conversa com os refugiados, Bolsonaro afirmou que se tratava de uma visita de solidariedade. O presidente destacou que os afegãos já estão se adaptando ao Brasil e migrando para outras regiões.

– Já estão de adaptando e começam a ir para outros locais do Brasil. Foi uma vista de solidariedade, estavam felizes, dançaram. Dirigimos algumas palavras, demos as boas-vindas, e vão ficar em definitivo no Brasil – afirmou.


Fonte: Pleno News