terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Diretora de ONG diz que escolas deveriam constranger os pais de filhos não vacinadas

Em entrevista ao jornal O Globo, a presidente executiva da ONG Todos Pela Educação, Priscila Cruz, defendeu que “as escolas deveriam constranger os pais e exigir os certificados [de vacinação das crianças contra a Covid-19].

Foto: Reprodução internet


A declaração dada em entrevista divulgada pelo jornal nesta terça-feira, 1º de fevereiro.

Na ocasião, ela foi questionada sobre o ritmo lendo da vacinação infantil no Brasil e sobre o que poderia ser feito pelas escolas para “recuperar o tempo perdido”.

“As escolas deveriam constranger os pais e exigir os certificados. O parágrafo primeiro do artigo 14 do Estatuto da Criança e do Adolescente prevê que é obrigatória a vacinação nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias. Em caso de não-notificação a escola poderá ser denunciada ao Conselho Tutelar”, afirmou Priscila Cruz.

A diretora da ONG também foi questionada se “há outro amparo legal para os pais em relação à vacinação?” e respondeu:

“Sim. Em dezembro do ano passado, uma súmula do Supremo Tribunal Federal decidiu que pais não podem deixar de vacinar os filhos. A decisão foi em torno da avaliação do caso de um casal de veganos que ingressou na Justiça para que as crianças não fossem imunizadas. A questão é que há uma lacuna de informações de Ministério da Saúde, ou são informações desencontradas. Diante deste cenário, a judicialização será inevitável. Pais contra escolas, casais entre si, famílias contra outras. Há ainda uma outra questão: a criança jamais poderá ser responsabilizada, ou punida. E há riscos de crianças vacinadas se afastarem das que não foram”.