segunda-feira, 30 de agosto de 2021

FALSO DENTISTA É PRESO EM SANTA MARIA POR EXERCÍCIO ILEGAL DA PROFISSÃO

Técnico em Prótese Dentária se passou por dentista em pelo menos dois consultórios da cidade. O caso foi descoberto após paciente denunciar extração de siso mal sucedida


Um Técnico em Prótese Dentária foi preso na última quinta-feira (26), por exercício ilegal da profissão de dentista, em Santa Maria. Segundo informações apuradas pelo Radar, Francisco Fernando Amaral Buenos de Sousa, de 40 anos, mais conhecido como Dr. Fernando, atendeu pacientes em pelo menos duas clínicas odontológicas de Santa Maria.

O caso foi descoberto e investigado pela polícia, depois que uma mulher de 30 anos procurou a 33° DP, em 19 de agosto, e contou que extraiu um siso com o falso dentista. Segundo a vítima, em pesquisas pela internet, ela descobriu que ele era apenas um Protético. A extração, segundo ela, aconteceu na clínica Odontológica OdontoNorte, localizada na CL 216 de Santa Maria Norte.

Em entrevista ao Radar, a vítima nos relatou que após a extração do siso, sentiu fortes dores. "O atendimento dele foi todo estranho do começo ao fim Ele arrancou meu siso. Não quis me dar receita, não sabia nem os medicamentos direito qual passar." Outro fator que estranhou a vítima foi o fato do falso dentista só poder atendê-la a noite.

No dia da prisão, o falso dentista foi detido pela Polícia Civil na nova clínica que atuava, de nome Foco Odontologia, localizada na QR 218 de Santa Maria Norte. Ele foi levado para a delegacia e confessou que fez a extração nessa paciente e que, na verdade, era técnico em prótese dentária.

O homem foi indiciado por exercício ilegal da medicina, da arte dentária ou farmacêutica e vai responder em liberdade. A pena prevista para o crime é de detenção, de seis meses a dois anos.

Segundo o Conselho Regional de Odontologia do DF (CRO-DF), "o profissional, mesmo não possuindo registro como cirurgião-dentista, vai responder eticamente no CRO-DF pois possui registro ativo como técnico de prótese dentária e estava exercendo ilegalmente a profissão de cirurgião-dentista, o que constitui uma infração ética de manifesta gravidade".