sexta-feira, 25 de junho de 2021

MASSAGEM TÂNTRICA

 


POR LOWRY LANDI

A massagem tântrica é uma modalidade de massagem que tem como objetivo redistribuir as energias sexuais do corpo, expandindo a sensibilidade e proporcionando vivencias mais intensas.

A massagem tântrica é um tipo de massagem de cunho erótico que também envolve uma ligação espiritual muito forte e em função da sua posição mística, sempre presente.

A técnica de sua aplicação e filosofia tem raízes em terapias antigas do Tantra Yoga tendo como base a filosofia oriental, Tantra, que surgiu na cultura Drávida, em 2.500 a. C., em uma região geográfica onde hoje se situa o país Paquistão.

O fundamento da massagem tântrica é a BIOENERGÉTICA, ciência que acredita na capacidade de influenciar nossos estados emocionais por meio de um trabalho com o corpo.

A massagem tântrica é uma modalidade de massagem que tem como objetivo redistribuir as energias sexuais do corpo, expandindo a sensibilidade

e proporcionando vivências mais intensas.

Para diferenciar a intensificação dos toques de uma massagem convencional, que atinge músculos e tendões, deve-se ter como base que a massagem tântrica, precisa ser executada com toques sutis, feita com as manobrados de dedos sobre a pele do paciente aliado a uma filosofia que abomina todo e qualquer tipo de censura ou preconceito. Com este procedimento técnico desperta a bioeletricidade e a sensorialidade, facilitando a distribuição destas energias pelo corpo do paciente.

Qual seria o objetivo da massagem tântrica? Seguramente não é relaxar os músculos, mas sim estimular canais sensoriais do corpo inteiro para despertar a BIOELETRICIDADE, a SENSORIALIDADE e DISTRIBUIR ENERGIA.

A massagem tântrica é executada no corpo inteiro, possibilitando toques na vagina ou no pênis, no ânus, mamilos, lábios e boca; na cabeça, com toques sutis, na face e na nuca. No entanto, ela é uma terapia, portanto, não é e nem envolve masturbação.

Para que serve a massagem tântrica?

Uma das experiências modificadas a partir da massagem tântrica é o orgasmo. Desde as primeiras vivências sexuais, o ser humano é condicionado a sentir o orgasmo apenas de uma forma, com estímulos em certas partes do corpo. Com isso, é comum haver picos de prazer que são sentidos rápidos e esporadicamente.

A massagem tântrica tem como objetivo limpar esse padrão de comportamento e mobilizar suas sensações, para criar novas conexões do prazer no corpo.

Assim, a massagem tântrica promove uma reconexão da pessoa ao seu prazer.

A terapia tântrica atua desmanchando os bloqueios emocionais e psicológicos, utilizando massagens, meditações e práticas de respiração como instrumentos para conduzir as pessoas ao alcance do estado de supraconsciência através do orgasmo terapêutico. 

De acordo com a BIOENERGÉTICA, nossas vivências – muitas delas repressoras – criam couraças musculares, tensões que impossibilitam o fluxo da BIOELETRICIDADE ao longo do corpo, sendo restritas muitas vezes aos órgãos sexuais.

O papel da massagem tântrica é dissolver essas couraças. E isso é feito não só pela sensibilidade do corpo, mas também desenvolvendo a consciência da respiração.

A massagem tântrica se manifesta em todo o corpo físico, sem qualquer tipo de manifestação de censura, e atua também sobre as emoções e no psiquismo, dissolvendo ansiedades e tensões que dificultam as informações sensoriais responsáveis pelo prazer, pelo orgasmo, pelo relaxamento e pelo equilíbrio geral do corpo.

A maioria das pessoas conhece apenas o orgasmo genital. Mas o orgasmo pode ser de corpo inteiro – um orgasmo expandido – com maior intensidade e tempo de duração, que pode durar de alguns minutos ou até mesmo por várias horas.

ORGASMO = O orgasmo é o ápice do prazer durante o ato sexual, capaz de proporcionar diversos benefícios à saúde física e psicológica. No entanto, muitas mulheres ainda sentem dificuldade em chegar ao orgasmo. Existe uma explicação para este fato: que o corpo da mulher possui diferentes zonas sensíveis, como o clitóris e a vagina. Concluindo: conhecer o corpo feminino é fundamental para entender como funciona o orgasmo na mulher.

Os tipos de orgasmo na mulher podem variar dependendo da intensidade e duração do estímulo, além de terem diferentes origens. Entre todos os tipos de orgasmo os mais conhecidos são o orgasmo clitoriano e o vaginal, porém é bom que se diga que estes dois tipos de orgasmo não se limitam aos órgãos genitais.

Mas está constatado por estudos que existem seis possibilidades das mulheres alcançarem o orgasmo:

1)        Orgasmo CLITORIANO = O clitóris é um pequeno órgão cilíndrico e erétil, situado na parte anterior da vulva, sendo um dos principais pontos de prazer sexual nas mulheres. O orgasmo clitoriano, como sugere o nome, ocorre através do estímulo do clitóris.

2)        Orgasmo VAGINAL = Esse tipo de orgasmo ocorre quando há penetração na parte mais profunda da vagina. Alguns especialistas dizem que o orgasmo vaginal não deixa de ser o clitoriano, pois o clitóris possui uma parte interna que não se mostra na parte externa da vulva.

3)        Ponto G = O chamado PONTO G é uma pequena parte da vagina que fica acima do osso púbico, que fica oculta e só aparece após a mulher receber estímulos n corpo inteiro e está previamente excitada. Para alcançar o orgasmo no Ponto G é preciso que o local seja bem estimulado.

4)        Ponto U = A uretra (local por onde sai a urina) fica entre o clitóris e a entrada da vagina. Por ser uma área supersensível gera muito prazer no momento do ato sexual; assim o orgasmo é conseguido através do estímulo da uretra. 

5)        Orgasmo ANAL = É uma das formas mais raras de atingir o clímax entre as mulheres. Ele acontece através do estímulo do ânus que é uma região recheada de terminações nervosas. Apesar de ainda ser um tabu, essa é uma região que pode oferecer prazer às mulheres, bastando para isso, que seu parceiro tenha paciência para que aconteça. 

6)        Orgasmo MAMÁRIO = Os seios é uma das partes do corpo feminino com maior sensibilidade ao toque, sendo muito importante para aumentar a excitação da mulher. Com isso fica claro que o orgasmo mamário é provocado com a estimulação dos seios.

Existem algumas características peculiares deste tipo especial de orgasmo, como por exemplo, contrações por todo o corpo, principalmente o abdome, mãos, pés e nos músculos genitais.

A prática regular de massagens tântricas em determinados pacientes – especialmente em mulheres – induz adaptações biológicas nos tecidos sexuais proporcionando às pessoas o alcance de orgasmos com maior intensidade e duração.

É comum que pessoas iniciantes nas vivências em terapias de massagens tântricas não consigam sustentar orgasmos de alta intensidade e de longa duração desde o início do processo. Isso pode ser explicado em parte, pelo fato da musculatura genital não te sido estimulada adequadamente ao longo da vida tornando-se hipotônica, ou seja, sem a dureza necessária para que as funções dos tecidos genitais alcancem a sua plenitude. Seria como um aluno iniciante de musculação, que no início não consegue carregar/levantar muito peso, mas com o tempo de prática regular com os exercícios vai adquirindo mais força, vindo a conseguir treinar com mais intensidade. 

Portanto, a continuidade do recebimento da massagem tântrica vai proporcionar em todo o corpo físico do paciente uma considerável modificação, atuando desde a motivação muscular chegando (como é um dos objetivos deste tipo de massagem) a atuar também sobre as emoções e no psiquismo, dissolvendo ansiedades tensões que dificultam as informações sensoriais responsáveis pelo prazer, pelo orgasmo, pelo relaxamento e pelo equilíbrio geral do corpo.

YONI e LINGAN = são palavras em sânscrito que significam VAGINA e PÊNIS respectivamente. 

YONI (vagina) significando = PORTAL DA VIDA.

LINGAN (pênis) significando = PILAR DA VIDA.

A massagem tântrica pode incluir a manipulação desses órgãos genitais. Mas não se trata de uma terapia sexual, erótica ou masturbação.

Os estímulos dos órgãos genitais têm como objetivo quebrar o condicionamento do prazer a que estamos acostumados.

A pessoa pode, sim, ter um orgasmo, mas o objetivo não é esse. É aumentar sua percepção sensorial e identificar novas áreas do seu corpo como sendo prazerosas.

Mas nem toda massagem tântrica envolve o yoni e o lingan, que costuma ser estimulados apenas após algumas sessões, depois que a técnica já envolveu outras partes do corpo.

OITO BENEFÍCIOS DA MASSAGEM TÂNTRICA:

1)        Reequilibra as energias sexuais;

2)        Reduz a ansiedade;

3)        Diminui tensões físicas e emocionais;

4)        Ajuda no combate ao vaginismo;

5)        Potencializa o orgasmo;

6)        Proporciona mais prazer no sexo;

7)        Ajuda no combate à ejaculação precoce;

8)        Aumenta a sensibilidade.

VAGINISMO = dor na penetração.

O vaginismo é caracterizado pela contração involuntária dos músculos (espasmo) ao redor do orifício da vagina, causando dor, dificuldade e até impossibilidade de manter relação sexual, sem causa física.

É importante diferenciar o vaginismo de outras dores que podem ocorrer antes, durante ou depois da relação sexual, que são as chamadas DISPAREUNIAS.

Existem inúmeras causas de dispareunias, como infecções, atrofia más formações, faltam de lubrificações, problemas: urinários, intestinais e ginecológicos. 

Se for confirmado que a dor na penetração tem causa psicossomática, a massagem tântrica pode atuar eliminando o reflexo que traz o espasmo da vagina. Isso acontece ao sensibilizar o corpo inteiro e fazer com que o prazer e o relaxamento venham desde o primeiro toque em uma relação sexual.

A maioria das mulheres que chegam à busca da massagem tântrica se queixa de não conseguir ter um orgasmo.

Nestes casos, é importante que a mulher procure um médico para entender se a falta de orgasmo acontece por causa de alguma doença ou alteração fisiológica. Se for por uma questão psicológica, a massagem tântrica pode ajudar.

O primeiro e principal motivo é que a massagem tântrica faz com que a mulher se reconecte e descubra o potencial de prazer ao longo de todo o seu corpo.

Além disso, por ser um momento terapêutico, a massagem tântrica faz com que não haja a preocupação com o outro, comum durante o momento a dois.

Com a estimulação YONI, a massagem tântrica também leva à mulher a descobrir seu PONTO G e seu CLITÓRIS, além de entender como acontece a lubrificação.

A ejaculação precoce ocorre quando um homem tem um orgasmo mais cedo do que o esperado durante a relação sexual. Se isso acontecer uma ou outra vez, não há motivo ara preocupação. Mas se esse for um problema recorrente, é importante procurar um médico.

Se for detectada a causa psicossomática do problema, a massagem tântrica pode ajudar.

O início da descoberta da sexualidade pelos meninos acontece com muitas repressões, já que é vista como errada. Assim, no início da adolescência é comum que eles se masturbem com movimentos repetitivos de forma a liberar a ejaculação muito rápida. Essas práticas vão condicionando o homem a ter o orgasmo apenas de uma forma e de maneira muito rápida. Além disso, dá a ideia de que o prazer é apenas genital.

A massagem tântrica pode mostrar que o corpo inteiro é campo de prazer. Com as técnicas tântricas, ele vai aprender a entrar em contato com ele mesmo e depois vai aprender com o outro. Assim, ele ode fazer sua parceira ou parceiro essa sensibilização, muito além da penetração.

Com a estimulação LINGAM, o homem aprende que o pênis tem um potencial muito maior de prazer do que apenas os movimentos da masturbação. Além disso, ele passa a identificar o momento de inevitabilidade ejaculatória, para prolongar esse prazer.

Uma sessão de massagem tântrica dura de uma a duas horas. Nela, não é aplicada apenas a massagem, mas o terapeuta também costuma fazer uma conversa prévia com a pessoa sobre sua vida e experiências para entender quais os pontos a serem trabalhados. Nessa análise, o terapeuta pergunta sobre questões de saúde física, mental e entende o que o paciente espera do tratamento.

O ideal é que o trabalho seja desenvolvido em, no mínimo, 10 (dez) sessões. A frequência depende da necessidade e disponibilidade de quem busca, podendo ser semanal a mensal.

É fundamental que o praticante tire todas as suas roupas para receber a massagem tântrica? Para fazer a massagem tântrica, é importante que a pessoa se sita à vontade. Com o passar das sessões, pode ressignificar o corpo, perdendo pouco a pouco a timidez, até conseguir que seu corpo fique totalmente despido, sem roupa durante as sessões, que é o ideal. Como a massagem tântrica combate todo e qualquer tipo de preconceito, o ato de recebê-la de forma naturista sempre é o ideal.

Não há diferença entre terapia desenvolvida por homens ou mulheres. O que pode acontecer é a existência de terapeutas especialistas em mulheres e homens.

Qualquer pessoa maior de idade pode participar de sessões de massagens tântricas, independentemente de sua orientação sexual, estado civil ou idade.

Há terapeutas tântricos formados para fazer tipo de massagem com técnicas não usuais com as pontas dos dedos em manobras diferenciadas. No entanto, são exatamente estes novos terapeutas que podem ensinar a chamada automassagem, com algumas técnicas e manobras para que a pessoa aplique em si mesmo ou em seu parceiro algumas técnicas de massagem tântrica.

A massagem tântrica para casais é uma modalidade feita para os casais se conectarem entre si e descobrindo assim novos estímulos uns nos outros. Esses estímulos podem ser feitos por toques, cheiros (velas perfumadas e perfumes especiais) ou sensações. Por isso, essa modalidade é mais parecida com um curso, em que o terapeuta tântrico exerce o papel de um orientador.

O maior problema relacionado ao prazer num casal diz respeito à conexão superficial o até mesmo á falta de conexão entre ambos.