segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Funcionários da limpeza urbana do DF fazem greve contra atraso em pagamento

Empresas informam que não têm mais fundos de reserva para manter pagamentos. Sindicato diz que não conseguiu contato com governo para negociação.

Funcionários da limpeza urbana do DF (Foto: Arquivo pessoal)

Funcionários das empresas Sustentare e Valor Ambiental decretaram paralisação das atividades nesta segunda-feira (9) . A motivação da greve é o atraso nos pagamentos de salários e benefícios de janeiro. O repasse deveria ter sido feito até sexta-feira (6), mas as empresas alegam não terem recebido os recursos do governo. Pelo menos 2,5 mil funcionários aderiram à greve. Até as 10h desta segunda, eles não prestavam nenhum serviço de recolhimento de lixo.
A empresa Valor Ambiental foi contatada, mas não se pronunciou até o momento da publicação desta reportagem. A assessoria da SLU informou que ainda iria se posicionar.
O presidente do Sindicato de Limpeza Urbana
do DF, José Cláudio de Oliveira, afirma que a decisão foi tomada depois das empresas informarem que o fundo de reserva tinha terminado e que não iriam pagar os funcionários caso o GDF não faça os repasses atrasados.
“A única maneira que temos para conseguir nossos salários é essa", diz o presidente do Sindicato de Limpeza Urbana do DF, José Claúdio de Oliveira.
Outro problema, segundo ele, é que a equipe da SLU, responsável pelo setor, está em férias e que nem o sindicato, nem as empresas conseguiram contato com o órgão para tentar uma negociação.
“Não conseguimos falar com eles ainda, mas acredito que hoje eles irão se pronunciar”, afirma a assessoria de imprensa da empresa Sustentare. De acordo com a empresa, o GDF deixou de fazer os repasses de dezembro e janeiro.
A assessoria relatou que, em novembro, o pagamento foi apenas parcial e desde maio a empresa está arcando sozinha com o reajuste salarial dos funcionários. Além disso, ainda existem pendências do governo anterior. A empresa informou que a dívida do GDF é de cerca R$ 36 milhões.

Fonte: G1