quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Comissão aprova proposta que institui o Cadastro Nacional de Homicidas de Policiais

O Cadastro vai reunir informações relativas a condenados pelo crime de homicídio cometido contra policias no exercício da função ou em razão dela

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara aprovou proposta (PL 4535/16) que institui o Cadastro Nacional de Homicidas de Policiais.
Pela proposta, caberá ao Poder Executivo a manutenção do Cadastro que vai reunir informações relativas a condenados pelo crime de homicídio cometido contra policias no exercício da função ou em razão dela.
O relator da proposta na comissão, deputado Cabo Sabino, do PR do Ceará, explicou que o número de agentes de segurança mortos no Brasil é alto e por isso o cadastro é importante para que o criminoso possa ser reconhecido em qualquer lugar do país.
"A cada 16 horas um policial é assassinado no Brasil. Só no estado do Ceará nós temos, nos seis primeiros meses, 20 profissionais que foram
assassinados. O Rio de Janeiro é o estado que tem o maior número de policiais assassinados. Esse ano, por exemplo, nós já ultrapassamos um total de 236 profissionais de segurança pública assassinados no Brasil.”
O presidente da Associação Nacional dos Policiais Federais, Luís Antônio Boudens, destacou que o cadastro nacional é importante desde que todas as polícias tenham acesso aos dados. Mas, ele ressalta que é preciso combater o homicídio de uma maneira geral, porque muitos policiais são mortos quando estão sem uniforme.
"Essa medida tem que integrar outras em relação à segurança pública para que nós façamos um efetivo combate a esse tipo de crime que é o homicídio, que é o mais grave e são quase 60 mil homicídios por ano que nós temos que combater. De policiais no último ano que nós medimos, 600 policiais. Então é um número altíssimo, mostra que o crime organizado tem apontado para o policial, para o operador de segurança pública como a forma de intimidar o Estado, de intimidar a sociedade brasileira."
A proposta que cria o Cadastro Nacional de Homicidas de Policiais ainda vai ser analisada pela Comissão de Constituição e Justiça.

Reportagem - Karla Alessandra


FONTE: RADIO AGÊNCIA