quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

No DF: Câmara Legislativa derruba vetos e beneficia Defensoria Pública

Restruturação da instituição trará melhoras significativas nos serviços de assistência jurídica gratuita

  
FOTOS: KAREN LITWIN

Na noite desta terça-feira (23), os deputados distritais derrubaram na Câmara Legislativa do Distrito Federal os vetos parciais da Lei Complementar nº908/2016. O texto modifica a Lei Complementar nº828/2010, que trata da reestruturação e competências da Defensoria Pública do DF. Os distritais também derrubaram os vetos referentes às emendas parlamentares à Lei Orçamentária Anual, que aumenta o orçamento da Defensoria para 2016.

A lei, publicada em janeiro deste ano, teve quatro dispositivos vetados pelo governador do DF, Rodrigo Rollemberg. O veto foi derrubado com 16 votos favoráveis dos deputados distritais.

As emendas parlamentares vetadas adequavam a Lei Orçamentária Anual aos termos da Lei de Diretrizes Orçamentárias. “Como não houve a suplementação
por parte do Executivo ao orçamento da Defensoria, os vetos restabelecem as emendas da Câmara, que melhoram o orçamento da Instituição”, explica o defensor público-geral do DF, Ricardo Batista.

A lei nº908/2016 define quais são as atribuições e competências da Defensoria, modifica a estrutura interna e consolida a autonomia na prática de atos de gestão, alterando as designações que antes eram do Centro de Assistência Judiciária para Defensoria Pública em todo texto legal.


Fonte: FRANCIELE BESSA - COMUNICAÇÃO DA DEFENSORIA PÚBLICA DO DF /