domingo, 8 de novembro de 2015

Após confusão, mutirão de câncer de pele no DF termina com mil atendidos



Evento no Hran retirou 23 tumores e detectou 152 novos casos, diz Saúde. Pela manhã, houve fila e demora; estimativa era receber 600 pacientes.
Depois de registrar confusão e grande fila durante a manhã deste sábado (7), o mutirão de câncer de pele do Hospital Regional da Asa Norte (Hran), no Distrito Federal, terminou durante a tarde com 1.050 pacientes atendidos, segundo a Secretaria de Saúde. A expectativa inicial era atender 600 pessoas.
A pasta informou que 23 pessoas tiveram tumores retirados. Também foram diagnosticados 152 novos casos, todos com indicação de cirurgia, com data já marcada, de acordo com o governo.
Ao todo, 20 médicos especialistas participaram do mutirão. A Coordenação de Dematologia informou que 200 pacientes atendidos foram ao
local após triagem na Central de Regulação. Os demais buscaram o serviço espontaneamente.
O mutirão foi uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia, em parceria com a Secretaria de Saúde.

Confusão
Com um número de pacientes maior do que o previsto, o mutirão teve confusão durante a manhã por demora no atendimento e pela longa fila que se formou. “Houve uma procura além da nossa expectativa”, afirmou o diretor do Hran, Valdir Nunes, logo após a confusão.
Houve uma fila grande e demora no atendimento. Muitas pessoas, algumas delas com necessidades especiais, precisaram aguardar a vez sob sol forte. Por volta das 12h30, a fila diminuiu e não havia confusão.
O leitor Gilvan Ferreira, de Taguatinga, fez um vídeo no local. As imagens mostram o espaço lotado de pacientes e desorganização. “Aqui tem pessoas idosas, é um desrespeito. Por falta de organização, de coordenação. Não tem ninguém tomando conta disso aqui. Os próprios funcionários estão batendo cabeça, ninguém se entende.”

Fonte: G1