quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Tribunal de Contas do DF aponta falha na estrutura da Torre de TV Digital

Espaço tem trincas, fissuras, infiltrações e outros problemas, diz relatório. Reparos serão feitos e local fica aberto por não trazer riscos, diz Terracap.
Do G1 DF

Vista aérea da Torre de TV Digital, em Brasília



(Fotografias: Bento Viana/Divulgação)

Técnicos do Tribunal de Contas do Distrito Federalapontaram falhas na estrutura da Torre de TV Digital durante inspeção realizada na última sexta-feira (23). O relatório divulgado nesta terça-feira (27) mostra que a construção possui trincas, manchas de infiltração na fachada, na parte interna e na cobertura e fissuras nas rampas e em outros partes da edificação.
Segundo a Corte, também
foram encontrados vidros rachados, imperfeições na pintura, calçadas quebradas ou remendadas e inclinação indevida e fora dos padrões na rampa lateral de acesso - o acesso tem caimento para fora, o que dificulta a passagem de cadeirantes e pessoas com problemas de locomoção.
A Terracap informou que vai corrigir as falhas apontadas pelo tribunal, junto com o consórcio construtor. Segundo a empresa, a torre vai permanecer aberta porque os problemas não oferecem risco aos visitantes.
O mirante da Torre de TV Digital ficou fechado por dois anos e foi reaberto no último dia 12. Em 2014, o Tribunal de Contas realizou uma auditoria, que apontou falhas no projeto e na construção, que poderiam trazer "prejuízo à segurança, à durabilidade e à qualidade" da obra.


Poste caído perto da Torre de TV Digital durante



período em que espaço esteve fechado



(Foto: Isabella Formiga/G1)

A obra é o último projeto do arquiteto Oscar Niemeyer realizado em Brasília. O custo da construção até o momento é de R$ 72.626.309,70, de acordo com o Tribunal de Contas. A edificação foi inaugurada em 21 de abril de 2012, mesmo estando incompleta. O espaço foi fechado para reforma em 4 de outubro do ano seguinte.
A vistoria foi feita por uma equipe do Núcleo de Fiscalização de Obras e pelo presidente da Corte, Renato Rainha. Ele afirmou que a inspeção foi feita para apontar as falhas que devem ser solucionadas pelo consórcio contratado.

"O que o tribunal quer é que obra tenha qualidade. Por isso, nós vamos agendar uma nova reunião com os presidentes da Terracap e da Novacap e com o secretário de Obras para apresentar os problemas que identificamos e estabelecer um prazo para a correção deles."

Abertura ao púbico
O mirante da Torre de TV Digital funcionou por um ano e meio antes de ser fechado, em 2013. O espaço só foi reaberto depois que o GDF realizou obras de acessibilidade e reparos em estruturas danificadas. A reforma foi feita pelo consórcio que construiu a torre, sem custo adicional para o governo.
O mirante estará aberto ao público apenas nos finais de semana e feriados. Os horários de visitação ainda não foram definidos pela Secretaria de Turismo. Também não há prazo para a reabertura das cúpulas da torre.

Fonte: G1