quinta-feira, 17 de setembro de 2015

À queima-roupa: Joaquim Roriz, Governador do DF em quatro mandatos entre 1998 e 2006

Joaquim Roriz: Você tem notícias do Agnelo? Pra saber o que ele acha do pacote que vai dar a conta da crise para o povo pagar?


Como o senhor vê o pacote anunciando pelo governador Rodrigo Rollemberg?

Vejo com muita preocupação. O governador está cometendo um grave erro ao penalizar a população, principalmente a faixa de menor salário com aumentos abusivos de impostos. Olha a manchete do jornal de hoje (ontem): “GDF divide a conta da crise com a população”. É muito forte. Isso demonstra falta de experiência e o resultado é o descrédito junto à população como já vem ocorrendo de forma acelerada.



O senhor pegou crises econômicas graves quando era governador?

Sim. Mas resolvi de outras maneiras. Buscava outros meios que não fossem fazer a população pagar pelos erros
de gestões anteriores. Inclusive, eu fui governador numa época em que o Fundo Constitucional beneficiava apenas a área de segurança. Todo ano eu ia, com o pires na mão, negociar, implorar por recursos para educação e saúde. E quando Fernando Henrique virou presidente da República foi que consegui fazer com que ele inserisse na Constituição essas duas áreas. Crise era governar o Distrito Federal quando o Fundo não beneficiava todas essas áreas.



No pacote anunciado pelo governo, o que o senhor não aprova?

O pacote com aumentos é um absurdo, com algumas ações sem o menor sentido. Por exemplo, não faz sentido algum aumentar de R$ 1 para R$ 3 o valor da comida nos restaurantes comunitários que eu criei justamente para oferecer comida barata para as pessoas que não podiam pagar para se alimentarem. Ele poderia mexer em outras coisas, mas com a alimentação das pessoas é muito dolorido. Eu não faria isso nunca, nunca na vida.



E o aumento das passagens?

Não faria também, não. Veja bem, a população mais carente, a que precisa mesmo, usa ônibus, come nos restaurantes comunitários, passeia no zoológico. Agora, o Rollemberg vem e anuncia que vai aumentar as passagens, vai aumentar a comida e aumentar a entrada do zoológico. Meu Deus do céu….



O senhor daria algum conselho ao governador Rodrigo Rollemberg?

Amor pela cidade e cuidado com o povo. Pra ser governador tem que ter sensibilidade e coração. Os jornais estão mostrando a verdade. E o que é a verdade? É que essas medidas ofendem o povo. Teve alguma manchete favorável a ele? Não! Só contra ele. Não pode contrariar a população dessa forma, como se o povo fosse culpado pelos erros do governo. Aliás, você tem notícias do Agnelo? Pra saber o que ele acha do pacote que vai dar a conta da crise para o povo pagar?



Foto: Livio Di Araújo/Divulgação / Edson Sombra