terça-feira, 7 de abril de 2015

Propaganda irregular invade espaços em Taguatinga e Ceilândia, no DF

Poluição visual incomoda moradores e atrapalha visão de motoristas. Agefis e administrações regionais afirmam que vão apurar irregularidades.


.
Placas e outdoors irregulares tomaram conta do espaço urbano de regiões como Ceilândia e Taguatinga, no Distrito Federal, nos últimos meses. Os materiais de publicidade se misturam às placas de trânsito e são posicionados às margens de vias públicas, dificultando a orientação dos motoristas.

"Tira a visão, atrapalha a visibilidade da gente. Às vezes, até em um cruzamento, fica um ponto cego", diz o militar Alisson Fabiano. Na avenida Elmo Serejo, dentro de Taguatinga, e no balão do Setor O em Ceilândia, as placas também geram poluição visual e incomodam a população.
Em menos de um quilômetro na BR-070 entre Taguatinga e Ceilândia, a reportagem da TV Globo contou 14 outdoors publicitários. Nas duas regiões, a Agência de Fiscalização (Agefis) do GDF contou mais de 400 placas de publicidade de grande porte.
O órgão ainda não sabe quantas são irregulares porque as licenças de instalação são dadas pelos órgãos de trânsito e pelas administrações regionais. Em resposta à TV Globo, gestores das duas regiões disseram que vão fazer um
levantamento das permissões e identificar onde há infração às regras.
A Agefis também diz que um levantamento está em processo. "A partir disso, vamos retirar os irregulares, solicitar a revogação das licenças que foram dadas contrariando a legislação e começar a organizar a propaganda por outdoor dentro da cidade", afirma a presidente do órgão, Bruna Pinheiro.
A regulamentação exige que todas as placas de grande porte exibam o nome e o telefone do proprietário e prevê uma distância mínima de 150 metros entre os anúncios. O material também não pode ficar muito próximo à via pública nem em um ponto que atrapalhe a visibilidade dos motoristas. Empresas responsáveis pelas placas podem ser multadas e obrigadas a arcar com os custos da remoção.

Fonte: G1