quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Kokay recebe conselheiros tutelares na Câmara

foto reprodução
A deputada Erika Kokay ocupou a Tribuna da Câmara Federal na tarde de hoje para se solidarizar com os conselheiros tutelares de todo o Brasil e denunciar os atentados sofridos por esses profissionais no exercício de suas funções. No último dia 6, três conselheiros foram chacinados no interior de Pernambuco, quando faziam o transporte de uma criança em situação de guarda compartilhada entre os avós maternos e paterno: uma das avós da criança também morreu na emboscada.
Em todo o país, conselheiros tutelares fizeram atos em memória dos colegas mortos. Em Brasília, eles se reuniram com a ministra da Secretaria
de Direitos Humanos da Presidência da República e, depois, seguiram para a Câmara dos Deputados, onde foram recebidos por Erika Kokay. Da galeria da Casa, cerca de 70 conselheiros acompanharam o discurso de Kokay.
“Os conselhos tutelares são fundamentais para garantir que este país seja a pátria criança, onde cada menina e cada menino possa viver sua infância e sua adolescência. Ninguém calará esses homens e mulheres que tratam dos cuidados dos nossos meninos e meninas, que são eleitos pelo povo para aplicar as medidas de proteção às nossas crianças e aos nossos adolescentes”, ressaltou a deputada. “É muito representativo os conselheiros estarem aqui hoje, quando se completam 10 anos de imortalidade da irmã Dorothy, que é exemplo de luta por um país justo, que enfrentou toda sorte de ameaças e continuou sua missão até sua morte. Morte que continua impune e deixa um gosto amargo na boca desta Nação”, enfatizou.
Kokay foi relatora do projeto que garantiu eleições unificadas para a escolha dos conselheiros tutelares que atuarão em todo Brasil, marcadas para outubro deste ano, e presidiu a Comissão Parlamentar de Inquérito que investigou a exploração sexual de crianças e adolescentes no país. Erika convocou três conselheiros do DF, representantes dos colegas de todo o país, para entregar ao presidente da sessão, deputado Izalci Lucas (PSDB/DF), a carta aberta e a pauta de reivindicações da categoria, cuja prioridade é garantir mais segurança às mulheres e aos homens que exercem essa função nos 5.946 conselhos tutelares existentes no Brasil.
Após pedido da deputada, Lucas leu os principais pontos dos documentos e garantiu que repassará a carta aberta e a pauta de reivindicações às mãos do presidente da Casa, deputado Eduardo Cunha.
Grupo de Trabalho – Durante a posse dos novos membros do Conselho Nacional de Direitos das Crianças e dos Adolescentes (Conanda), a ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Ideli Salvatti, anunciou a criação de um grupo de trabalho para elaborar, dentro de 60 dias, um manual de procedimentos para atuação dos conselheiros tutelares em todo o país.
“Além de estabelecer quais são as competências e obrigações dos conselheiros tutelares, esse manual também deverá apresentar orientações quanto à criação de protocolos de segurança para o exercício da atividade”, explicou. Ela informou tratar-se de medida em resposta à chacina de Pernambuco. Além disso, a ministra informou que teria reunião hoje à tarde com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. “Pedirei que as polícias de estados e municípios deem total apoio às diligências realizadas pelos conselheiros tutelares, garantindo a segurança deles e de nossas crianças”, concluiu.
Fonte: Portal Erika Kokay