sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Com ‘renúncia’ de 4 partidos, Celina Leão presidirá Câmara do DF

PT, PMDB, PP e PTB se retiraram da eleição por dissidência com base aliada. Liliane Roriz será vice da Mesa; secretários e blocos também foram definidos.

A presidente eleita da Câmara Legislativa do DF, Celina Leão, e membros da mesa diretora da Casa (Foto: Mateus Rodrigues/G1)
A deputada reeleita Celina Leão (PDT) será presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal entre 2015 e 2016. Ela foi eleita nesta quinta-feira (1º), poucas horas depois da solenidade de posse dos 24 parlamentares que atuarão na Casa pelos próximos quatro anos. O nome foi o único apresentado para a disputa, após três horas de reunião para acertar a distribuição de cargos.

A vice-presidência será da deputada Liliane Roriz (PRTB), também reeleita. Os cargos de primeiro, segundo e terceiro secretários ficaram com Raimundo Ribeiro (PSDB), Julio Cesar (PRB) e Renato Andrade (PR), respectivamente. Os suplentes, por ordem, são Agaciel Maia (PTC), Lira (PHS) e Rodrigo Delmasso (PTN).
Sem acordo com a base de apoio do governador Rodrigo Rollemberg, os deputados de PT, PMDB, PP e PTB se retiraram da disputa. Segundo Chico
Vigilante (PT), uma das lideranças, o grupo buscava a presidência da Casa e até “aceitaria” a vice-presidência, mas a base de governo não abriu mão das vagas.
"A verdade é que o governador está impondo uma derrota ao PT e ao PMDB. São os partidos que comandam o Brasil hoje. Ele constituiu uma maioria fisiológica de 15 deputados, tentaram impor para nós dois cargos que não escolhemos e queriam aparecer para a opinião pública como um jogo democrático", afirma Vigilante. Os cargos oferecidos aos partidos foram a primeira e a terceira secretarias.
Ausência
Dos 9 parlamentares filiados aos três partidos, 8 deixaram o plenário e não participaram da votação. Apenas o deputado Wasny de Roure (PT), na condição de “presidente em despedida”, permaneceu na sessão para coordenar a eleição da nova presidente.
Logo após o anúncio do resultado, Celina assumiu o comando da sessão. Wasny deixou o plenário e não voltou para o anúncio dos demais cargos da Mesa, adotando a mesma postura dos correligionários.
Já eleita presidente, Celina Leão disse lamentar a ausência dos colegas no plenário, mas afirmou que avalia a atitude como "pouco democrática". "Eu fui oposição por quatro anos nesta Casa. Quando nós tivemos vaga na Mesa, não escolhemos a posição para onde iríamos. Vejo como um gesto desnecessário, mas nós vamos construir o consenso."
Segundo Celina, havia possibilidade de acomodar todos os interesses parlamentares nas vagas disponíveis. "Nós tínhamos cinco grupos de deputados para dividir cinco vagas. Nunca fizemos movimento de fechar a oposição. Nós tínhamos vagas prioritárias a um grupo, e se nós temos aqui hoje só três blocos é porque os outros dois foram embora."
A parlamentar também afirmou que não encara o posicionamento como uma rebelião ou ato de oposição ao governador. Segundo ela, os blocos voltam a conversar dentro de alguns dias para definir a titularidade das comissões permanentes.
Mais cargos
A eleição de três cargos diretivos ainda está em aberto. A corregedoria, a ouvidoria e a procuradoria da mulher devem ser definidas na primeira sessão legislativa, em 3 de janeiro, com a presença dos parlamentares que se ausentaram na votação desta quinta (1º).
Além da mesa diretora, a Câmara deve eleger as presidências, as vice-presidências e os membros titulares de dez comissões permanentes. As listas devem gerar nova briga entre os distritais, já que colegiados como o de "Constituição e Justiça" e o de "Orçamento e Finanças" são vistos como mais estratégicos.
Os 24 parlamentares vão orientar as votações organizados em cinco blocos. Os quatro partidos que deixaram a votação da Mesa Diretora nesta quinta (1º) compõem dois desses agrupamentos.
Veja a formação da Mesa Diretora para o biênio 2015-2016
Presidente da Câmara: Celina Leão (PDT)
Vice-presidente: Liliane Roriz (PRTB)
Primeiro secretário: Raimundo Ribeiro (PSDB)
Suplente: Agaciel Maia (PTC)
Segundo secretário: Julio Cesar (PRB)
Suplente: Lira (PHS)
Terceiro secretário: Renato Andrade (PR)
Suplente: Rodrigo Delmasso (PTN)
Confira a formação dos blocos partidários entre os 24 distritais
- Bloco "Força do Trabalho"
Agaciel Maia (PTC) – líder, Telma Rufino (PPL) – vice-líder, Raimundo Ribeiro (PSDB), Juarezão (PRTB) e Liliane Roriz (PRTB).
- Bloco "Sustentabilidade, Trabalhismo e Sociedade"
Professor Israel (PV) – líder, Sandra Faraj (SD) – vice-líder, Celina Leão (PDT), Joe Valle (PDT) e Professor Reginaldo Veras (PDT).
- Bloco "Amor por Brasília"
Rodrigo Delmasso (PTN) – líder, Lira (PHS) – vice-líder, Luzia de Paula (PEN), Renato Andrade (PR) e Julio Cesar (PRB).
- Bloco "PT-PR"
Chico Vigilante (PT) – líder, Ricardo Vale (PT), Chico Leite (PT), Wasny de Roure (PT) e Dr. Michel (PR). Ainda não há indicação de vice-líder.
- Bloco "Juntos por Brasília"
Wellington Luiz (PMDB) – líder, Robério Negreiros (PMDB), Rafael Prudente (PMDB) e Cristiano Araújo (PTB). Ainda não há indicação de vice-líder.




Fonte: G1