terça-feira, 19 de novembro de 2013

Um jeito antigo de fazer política

Palavras do governador Agnelo Queiroz em entrevista ao Correio Braziliense, ao ser perguntado se poderia repensar o modelo de escolha dos administradores regionais.

– Não acho isso. Foi um fato isolado (a prisão de dois administradores indicados por deputados distritais). ...

Todo governo precisa composições políticas com os partidos da sua base. Precisa governar com os aliados na Câmara. Se pensarmos que o modelo de escolha de administradores está errado, significa que o das secretarias também está. E não há outra forma de fazer.

O governador só acerta ao dizer que todo governo precisa de se compor politicamente com os partidos que o apoiam. Todo o resto está errado e mostra que
Agnelo, em vez de buscar um novo caminho, como prometeu, mantém os velhíssimos e ultrapassados métodos de governar e fazer política.

Por partes:

1 – Não foi fato isolado não. As prisões, sim, são. Mas o aparelhamento político e a corrupção nas administrações regionais é geral, e a bem da verdade desde governos anteriores. O atual nada mudou.

2 – Governar com aliados não significa, necessariamente, aparelhar a administração pública e distribuir cargos comissionados para cabos eleitorais e pessoas desqualificadas. Os partidos podem participar das decisões de governo e fornecer quadros competentes para a administração, o que é muito diferente do que acontece hoje.

3 – O modelo de escolha dos administradores está errado e o de secretários também. Basta ver a baixa qualidade do secretariado de Agnelo e a ineficiência generalizada, naturalmente com algumas exceções. Além do número absurdo de secretarias, apenas para abrigar aliados e garantir votações na Câmara Legislativa.

4 – Há outras formas de fazer isso, sim. Basta ter vontade e coragem política.



Fonte: Blog do Hélio Doyle - 18/11/2013