terça-feira, 24 de setembro de 2013

Médicos visitam postos em Trindade, mas não podem atuar

Os cinco profissionais formados no exterior contratados pelo programa Mais Médicos, que vão trabalhar em Trindade, na Região Metropolitana da capital, conheceram nesta última segunda-feira, 23, as unidades de saúde onde irão atuar. Também participou da atividade a médica espanhola Raquel Crespo Núñez, que juntamente com os colegas ainda aguarda a liberação do registro no Conselho Regional de Medicina de Goiás (Cremego) para começar a atender os pacientes.

Segundo o Cremego, não há data prevista para a concessão dos registros, pois o prazo de análise dos pedidos ainda não venceu. O Conselho Federal de Medicina orientou as divisões regionais a fornecer documentos provisórios para os profissionais que
se formaram em outros países, chamados de intercambistas. No entanto, os órgãos não aceitaram e muitos entraram na Justiça contra a medida.  Com isso, continua a ansiedade da população pelo reforço no atendimento.


Por enquanto os médicos participam de reuniões na Secretaria de Saúde do município para conhecer e discutir sobre as necessidades locais. Com seis profissionais, Trindade é a cidade goiana que mais recebeu intercambistas do projeto do governo federal.

Em todo do estado, segundo o Cremego, foram feitos 16 pedidos de registros. Até agora, dez foram protocolados.

Expectativa: Raquel, que nasceu em Madri e morou uma década em Lisboa, disse que estava cansada de grandes centros e procurava uma cidade pequena para se instalar. Apesar de pequena - com população de 113.447 habitantes segundo estimativas de 2013 do IBGE – Trindade não agradou a médica no início. "Queríamos um lugar mais afastado, mas fizemos uma busca na internet e vimos que o local não era violento e parecia bom", explicou.

Fonte: G1