quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Dossiê mostra que realidade da saúde pública do DF

.
A saúde na Capital Federal continua sendo uma “pedra no sapato”. Uma enquete no portal do Guardian Notícias provou esta realidade, onde mostra a verdade nua e crua da população brasiliense, em relação à saúde pública no Distrito Federal.

De acordo com o questionamento - “Que voto você daria à Saúde do DF?” – os resultados não foram tão agradáveis. Cerca de 80% (889 votos) da população, foram regadas a indignação e revolta por má administração dos hospitais públicos e
acima de tudo, uma péssima saúde oferecida para os brasilienses. Já com 2% (27 votos), os cidadãos foram a favor.

O Presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM) Iran Augusto Gonçalves Cardoso, explicou que a saúde está classificada como 0%. “A saúde tem muito que melhorar. Qualquer pessoa, que precisar de um hospital público para receber atendimento, irá se arrepender amargamente. Que governo é esse que só entra para acabar com o bem estar da comunidade?”, ressalta.

Realidade: Atualmente, a situação citada acima não mudou. Em junho deste ano, o Guardian Notícias elaborou uma matéria, onde o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e o Conselho Regional de Medicina (CRM/DF), junto com outros órgãos de fiscalização, realizaram vistorias em 13 unidades hospitalares públicas da Capital Federal.

As visitas resultaram em um documento que resume a falta de gestão e o descaso por parte do Estado nas áreas de saúde de Brasília e cidades satélites. O ‘dossiê de saúde’ elaborado pelo MPDFT, Ordem dos Advogados do Brasil do Distrito Federal (OAB/DF), CRM/DF, Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (COREN/DF), Conselho Regional de Farmácia do Distrito Federal (CRF/DF), Conselho Regional de Engenharia Arquitetura e Agronomia do Distrito Federal (CREA/DF), Conselho Regional de Odontologia do Distrito Federal (CRO/DF) e o Sindicato dos Médicos do Distrito Federal (SINDIMEDCO/DF), mostrou em suas páginas, os problemas vão de depósitos irregulares de remédios a má infraestrutura de hospitais públicos.


“O Hospital de Base é um verdadeiro depósito de pacientes onde tem pessoas no pronto socorre há dois, três, seis meses, esperando um procedimento e não consegue. A falta de conscientização na saúde esta longe de acontecer. Falta trabalho, estudo e menos roubalheira no governo. O dinheiro público precisa ser investido na saúde, educação, entre outros fatores”, conclui o presidente.

Situação: O Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) foi o campeão em reclamações da comunidade e até mesmo dos próprios médicos. No começo deste mês, o Presidente da Associação Brasiliense de Médicos Residentes (ABRAMER) e médico do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) Rafael Vinhal, fez uma denuncia, explicando que a sala de recuperação do pós-anestésica do HBDF foi inundada e que atualmente a estrutura está completamente comprometida. Na época, os pacientes foram transferidos para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com urgência, sendo que e o Centro Cirúrgico só está aberto para urgências.

Descaso: O descaso com os hospitais públicos se repete constantemente. Quando não é pela falta de infraestrutura, o atendimento aos pacientes que precisam de urgência é outro grave problema do sistema de saúde do DF.

Assim, como foi o caso da aposentada Francisca Alves de Paiva, 71, que sofre há um ano com um problema na bexiga, e não conseguiu até hoje marcar uma data para fazer sua cirurgia, e pelo o andamento da situação, ainda não tem nada previsto, para solucionar o problema.


Já, Orlando Emiliano Barbosa, 73, que esperava por oito meses por um procedimento na próstata, conseguiu fazer a realização de sua cirurgia, após a redação entrar em contato com a Secretária de Saúde (SES) e averiguar o porquê do problema ainda não ter sido solucionado. Após matéria do Guardian Notícias, a cirurgia foi realizada com sucesso no último mês de agosto.

Conclusão: Procurada pelo Guardian Notícias, a Secretária de Saúde (SES) explicou por meio de sua assessoria de imprensa, que desde o inicio da atual gestão, foram investidos seis bilhões na saúde. Esse recurso é o total do orçamento da saúde dos anos de 2011, 2012 e 2013 (até agosto). De acordo com a secretaria, para saber o detalhamento, basta verificar no orçamento aprovado pela CLDF nos respectivos anos. A origem dos recursos é tesouro do DF mais o Fundo Constitucional Será investido em 2014 cerca de 2,5 bilhões, somente na saúde pública do DF. O órgão ainda frisou que não houve nenhuma defasagem de profissionais, e que 2 mil profissionais de saúde foram contratados durante a atual Gestão do governo.

Sobre o Hospital Regional Planaltina, a SES informou que o lugar era improvisado, e que o hospital está aguardando uma nova localidade, para poder abrir um lugar mais seguro e eficaz, que pudesse atender melhor a comunidade.


Por Nayara Ribeiro


Fonte: Guardian Noticias