quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Doação de órgãos no DF aumentou 40% no primeiro semestre de 2013

Durante todo o ano passado foram feitos 576 transplantes no DF, enquanto que de janeiro até julho deste ano a Secretaria de Saúde fez 289, mais que a metade do registrado em 2012

Maior parte dos órgãos para transplantes
veio do Hospital de Base do DF, com 33 doadores
A doação de órgãos na rede pública de Saúde do DF aumentou 40% no primeiro semestre deste ano, na comparação com   período correspondente em 2012. O número de órgãos doados subiu de 25 para 42 entre janeiro e julho.

A maior parte dos órgãos para transplantes veio do Hospital de Base do DF - 33 doadores.

Durante todo o ano passado, foram feitos 576 transplantes no DF, enquanto que de janeiro até julho deste ano a Secretaria de Saúde fez 289, mais que
a metade do registrado no acumulado do ano passado.


Os 289 transplantes registrados nos seis primeiros meses deste ano incluem 184 de córnea, 64 de rim (54 com doador falecido e oito com doador vivo), 24 transplantes de fígado, 17 de coração e quatro de medula.

De acordo com a coordenadora da Central de Captação de Órgãos da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), Daniela Salomão, "O aumento na captação de doadores pode se explicado pela maior eficácia na manutenção dos pacientes com morte cerebral e pela melhoria na comunicação de potenciais doadores atendidos nos serviços de emergência e unidades de terapia intensiva da rede".

Os transplantes de fígado e de coração foram todos feitos no Instituto de Cardiologia do DF, que tem convênio com a secretaria e opera pacientes da rede pública de Saúde, assim como o Hospital Universitário de Brasília, que faz transplantes de córnea.


Fonte: Correio Braziliense