quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Concha Acústica finalmente será reformada pelo GDF

Concha Acústica

Ao que tudo indica, a Concha Acústica, que há alguns anos estava abandonada, será finalmente reformada. O espaço que já foi palco de grandes shows na capital na década de 1980 foi considerado impróprio para receber eventos pela Secretaria de Cultura.


Reforma
A reforma da Concha Acústica deve começar ainda nesta semana, quando o contrato com a empresa responsável pela obra será assinado, e a previsão é que em seis meses o primeiro grande palco da cidade esteja apto à receber grandes eventos nacionais e internacionais.

Serão investidos R$ 1.322.010,90 para restaurar pisos, paredes e esquadrias do anfiteatro e para fazer a impermeabilização, pinturas, acabamentos e instalações em geral. “Estamos investindo mais de um milhão para restaurar um espaço cultural que
já revelou grandes artistas de Brasília”, complementou o subsecretário de Patrimônio, José Delvinei dos Santos.


Para o comunicador, historiador e produtor cultural, Luciano Lima, 42 anos, a reforma da concha acústica é algo esperado e de grande valor. “É importante resgatarmos todos esses espaços históricos da nossa cidade. Eu toquei na Concha Acústica e para os artistas, tão carentes de espaço, o resgate é fundamental”, declara.


O apresentador Ricardo Noronha, também é um grande apoiador da cultura em Brasília. Para ele, o espaço não deve ser esquecido. “A Concha faz parte do patrimônio cultural da cidade. Independente da sua pouca utilização, o que é uma pena, não devemos menosprezar os poucos espaços culturais que temos na cidade”, finalizou.



O projeto para a reforma do espaço foi publicado no Diário Oficial do DF no último dia 16 de julho, e a assinatura com a empresa será ocorrerá no dia 30.

A Concha Acústica
Localizada às margens do Lago Paranoá, foi inaugurada oficialmente em 1969 e doada pela Terracap à Fundação Cultural de Brasília. Foi o primeiro grande palco da cidade.

A Concha Acústica tem uma extensão de 29.750 m², ocupa uma área construída de 9.243,94 m² e possui capacidade para cinco mil pessoas, com 200 bancos de concreto, distribuídos em 30 fileiras e com capacidade para 30 pessoas cada um.


Crítica – Para os músicos de Brasília, todas as formas de incentivo a cultura é positiva. No entanto, para eles, o resgate da concha acústica não terá tanto impacto e benefício aos artistas da cidade, de acordo ainda com os artistas, o espaço geralmente é reservado a grandes eventos, como o dia da Água, e artistas de fora, já consagrados, e poucas vezes foi utilizado para festivais com artistas locais.

“Acredito que cidades como Taguatinga, Guará, Gama e outros mereciam um espaço para cultura. O Teatro de Taguatinga, por exemplo, está abandonado e não existe um espaço para shows em Taguatinga”, desabafou Tiago Miranda, cantor e compositor de Brasília. 

Por Jaqueline Mendes

Fonte: Guardian Noticias