terça-feira, 2 de julho de 2013

Vagão Rosa se torna realidade no metrô

Uma novidade no metrô do Distrito Federal.


Começou a funcionar nesta segunda-feira (01) o vagão exclusivo para mulheres e pessoas com deficiência, o chamado Vagão Rosa. O serviço será oferecido de segunda à sexta-feira nos horários de pico: das 6h às 8h45 e das 16h45 às 20h15. A iniciativa da lei é da deputada Eliana Pedrosa e do deputado Evandro Garla.

Aprovada pela Câmara Legislativa em junho de 2012, a lei só foi implantada um ano depois. Para Eliana Pedrosa, o importante é que o Vagão Rosa é hoje uma realidade que dá mais segurança às mulheres e pessoas com deficiência que utilizam diariamente o metrô. “Temos uma nova realidade no metrô da nossa cidade. É preciso que
agora os passageiros respeitem a norma. Será uma mudança de comportamento, assim como foi no caso da faixa de pedestre”, afirmou a parlamentar.

 O vagão escolhido para atender ao público feminino foi o primeiro da locomotiva. Faixas nas plataformas das estações indicam a exclusividade do vagão e os horários a serem respeitados pelos passageiros. A escolha do mês de julho, segundo a presidente do Metrô, Ivelise Longhi, foi motivada pelo início das férias escolares.


Fonte: Redação com informações do gabinete da deputada Eliana Pedrosa - 01/07/2013