sexta-feira, 26 de julho de 2013

Bebê nascido após espera de 10 h segue em estado grave

Segue em estado grave e respirando por aparelhos o bebê que nasceu no último domingo (21) em Samambaia, no Distrito Federal, após a mãe esperar o parto por dez horas com a bolsa rompida. O bebê foi transferido na noite de segunda (22) do Hospital Regional de Samambaia para a UTI do Hospital Regional de Ceilândia.

Para os pais do bebê, houve negligência por parte do hospital. A Secretaria de Saúde nega. De acordo com a pasta, a mãe e o bebê receberam todo o atendimento necessário desde que a mulher deu entrada na unidade de saúde.

Familiares dizem que a mãe do bebê procurou o hospital às 23h de sábado (20), sentindo contrações. Após ser avaliada por um médico, a gestante foi
liberada e voltou para casa. Por volta das 2h de domingo, a mulher retornou à unidade de saúde com a bolsa estourada.

O G1 teve acesso aos prontuários médicos da mãe e do bebê, que mostra que a mulher deu entrada no hospital às 4h51. Os exames apontavam que os quadros de saúde dela e do bebê eram bons. Às 17h42 os médicos identificaram uma diminuição da frequência cardíaca do bebê.

“O parto só foi feito às 17h de domingo, depois que verificaram que os batimentos cardíacos da criança estavam baixos. A equipe médica ficou esperando esse tempo todo para ver se ela tinha dilatação para um parto normal. Por que não fizeram logo a cesariana?”, indaga Bianca Alves Lima, sobrinha da grávida.

O coordenador-geral de Saúde de Samambaia, Manoel Fontes, disse na segunda que a paciente recebeu atendimento adequado. Ela não tinha orientação para cesariana e não tinha dilatação suficiente para um parto normal.

"Ela foi acompanhada normalmente. Não é toda vez que arrebenta a bolsa que a mulher tem de entrar em trabalho de parto. Ela foi assistida normalmente até a hora em que a criança nasceu."


Fonte: G1