quarta-feira, 13 de março de 2013

Distrital diz que governo sacrifica assistência social




A construção de novos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) está comprometida. Isto porque o Governo do Distrito Federal retirou a pouca verba destinada para as obras para realizar eventos neste início de ano. Outra área que perdeu recursos para festas foi a Secretaria da Criança. O projeto que permitiu a manobra foi aprovado nesta terça-feira, 12, pela base do governo na Câmara Legislativa do DF.

Ex-secretária de Desenvolvimento Social, a deputada Eliana Pedrosa (PSD) até tentou impediu o remanejamento de R$ 185 mil da Sedest para a realização de
eventos. A parlamentar teve emenda que cancelava a suplementação rejeitada. “É preocupante ver que o governo prioriza eventos à assistência social. A quantia pode parecer pequena, mas era a garantia de que as obras poderiam sair do papel”, afirmou Eliana.

Da Secretaria da Criança, o GDF retirou R$ 100 mil. Segundo justificativa do próprio governo, que consta no Projeto de Lei 1350/13, o remanejamento é “para atender despesas com Festival de Bonecos em São Sebastião e realização de eventos culturais”.

Inicialmente, os recursos da Sedest eram para iniciar obras de Creas em quatro cidades: São Sebastião, Recanto das Emas, Varjão e Núcleo Bandeirante. A população destas cidades, hoje, precisa buscar atendimento em outras regiões administrativas. A distrital lembra que estas cidades contam com altos índices de maus tratos a idosos, abuso a menores, entre outros problemas que devem ser tratados nos Creas.


Fonte: Guardian Noticias