segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

Manifestantes alegam presença de infiltrados em quebradeira no DF

O discurso nas redes é de que houve simpatizantes de Lula nos atos violentos de Brasília.

Reprodução / Agência Brasil

Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) apontam, nas redes sociais, a existência de infiltrados cometendo atos de vandalismo e depredação neste último domingo (8) em Brasília (DF).

Em vídeo que circula na web, um homem suspeito de ser infiltrado é detido e agredido pelos manifestantes na Praça dos Três Poderes. Em outro registro, pessoas aparecem em frente a uma galeria de vidro na Câmara e o narrador afirma que eles estão “protegendo o patrimônio público”.

Nesta segunda (9), influenciadores da direita relembraram notícias antigas relacionadas a movimentos de esquerda para sustentar a alegação de que a baderna na capital federal não estaria na conta dos “patriotas”.

A maioria dos parlamentares que ainda se mantém na base de apoio a Bolsonaro criticou os casos de vandalismo. Em comum, as notas de repúdio acompanham acusações de que a esquerda estaria infiltrada e seria a verdadeira culpada pelas depredações.

“Fica claro mais uma vez que faltou a investigação em atos anteriores e provavelmente faltará nesses também. Será que dessa vez irão chegar nos verdadeiros culpados por tudo isso que está acontecendo?”, escreveu o deputado federal Coronel Tadeu (PL-SP).

No mesmo sentido argumentou Bibo Nunes (PL-RS), dizendo que não se deve generalizar o que “uma minoria de vândalos possa ter cometido, com elementos infiltrados”.

O parlamentar fluminense Carlos Jordy (PL) pediu que atos provocados por “esquerdistas infiltrados” fossem apurados com urgência, porque os protestos da direita sempre ocorreram com civilidade, ao contrário do que fazem “terroristas como MST, MTST e black blocs”.

“A direita jamais sucumbiu à desordem e é curioso que justo nesse momento vejamos essas cenas de vandalismo”, declarou o vereador paulistano Fernando Holiday (Republicanos).

O deputado Domingos Sávio (PL-MG) se manifestou contra os episódios de destruição de prédios públicos e repudiou casos de violência. No entanto, segundo ele, é errado “rotular” aqueles que promoveram ou participaram dos atos de vandalismo como bolsonaristas.