quarta-feira, 26 de outubro de 2022

PT quer a minha cassação no TSE, denuncia Moro

Senador eleito disse que Lula promete perseguir adversários

O então ministro da Justiça, Sergio Moro, durante entrega do pacote anticrime, na Comissão de Constituição e Justiça do Senado - 27/03/2019 | Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)


O senador eleito Sergio Moro (União Brasil-PR) disse nesta quarta-feira, 26, que o PT quer cassá-lo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Buscam desrespeitar a vontade de quase dois milhões de eleitores”, observou Moro, durante entrevista ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan, sem mencionar a razão.

Entre outros argumentos, o PT sustentou que Moro descumpriu o requisito para filiação partidária até 2 de abril de 2022 (ou seja, ao menos 6 meses antes da data da eleição). Essa fundamentação, contudo, foi rejeitada pelo TSE, em outras ações semelhantes para impugnar a candidatura.

“Isso é uma demonstração da chamada ‘democracia petista'”, afirmou Moro. “Lula disse que, se voltar ao poder, vai perseguir todos os que se opuseram e ele.”Mas não tenho medo de cara feia. Se ocorrer a vitória do PT, nas urnas, estarei na oposição, defendendo as instituições democráticas.”

Interpelado sobre sua atuação no Senado referente ao Supremo Tribunal Federal, como a abertura de impeachment contra magistrados, o senador eleito evitou críticas diretas aos ministros. Moro disse defender uma reforma do Judiciário que estabeleça um mandato de 12 anos para os novos juízes.