quarta-feira, 2 de março de 2022

Chuva provoca alagamento em áreas do DF e vento derruba árvores

Chuva de granizo que caiu na tarde desta quarta-feira (2/3) também trouxe o caos com alagamentos e queda de árvores

Chuva e ventos fortes marcaram a tarde desta quarta no DF - (crédito: material cedido ao Correio)

Chuvas forted com pedras de granizo alagaram várias áreas do Distrito Federal, além de derrubar uma árvore na QRSW2, perto do bloco B4. O acidente não deixou feridos. Pessoas que estavam nas paradas de ônibus foram surpreendidas pela grande quantidade de água e procuraram se abrigar.

Ana Lucia Souza, 34, secretária do lar, estava na parada próximo ao Sudoeste aguardando um ônibus quando foi surpreendida pela água: "não sou acostumada a olhar a previsão do tempo, nem peguei um guarda chuva. O sol estava tão forte e de repente cai um pé d'água, com granizo. Ainda bem que estou indo para casa, não tem problema molhar (risos)".

Uma rua localizada próximo ao posto de gasolina no Setor Gráfico alagou ao ponto de a água cobrir os pneus dos carros. Enquanto tentava atravessar, um carro pequeno de carroceria parou de funcionar no meio da rua.

Roberto de Sá é zelador do prédio no Green Park e estava no local quando uma árvore caiu por causa do vento "Já havíamos avisado os bombeiros que a árvore ia cair, não deu outra, começou a chuva forte, a ventania e a árvore caiu. A sorte é que não machucou ninguém, caiu próximo a um carro, mas nem encostou", contou Roberto.

Segundo o sargento Eduardo Freitas, do Corpo de Bombeiros, a corporação foi acionada para a retirada de uma árvore que caiu no Sudoeste. Até o momento, segundo o militar, é a quarta ocorrência de incidentes e acidentes desde o começo da chuva da tarde desta quarta feira (2/3).

“Quando a atmosfera está muito quente, a própria convecção gera nuvens convectivas que geram essas chuvas em forma de pancadas. Para amanhã, principalmente na parte da tarde, temos previsões de pancadas de chuva com trovoadas e rajadas”, esclarece a meteorologista Andrea Ramos, do Inmet.

“A temperatura mínima ficará em 18°C, já a máxima poderá chegar a 28°C no plano piloto. Em relação à umidade, é provável que seja de 90% e, na parte da tarde, em torno de 45% . É possível que o tempo permaneça com essas características nos próximos dias e que aconteçam eventuais episódios de granizo”, diz a meteorologista.

 *Estagiárias sob a supervisão de Nahima Maciel


Fonte: Correio Braziliense