segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Polícia Civil pode enviar inquérito de munição encontrada no lago para PF

O Exército Brasileiro alegou que não há nenhum registro de desaparecimento das balas nos quartéis do Distrito Federal. A Força Aérea Brasileira (FAB) também não tem histórico de extravio de munição
 A Polícia Civil avalia enviar o inquérito instaurado para investigar a origem dos mais de 1,2 mil projéteis de uso restrito das Forças Armadas, encontrados em um dos braços do Lago Paranoá, para a Polícia Federal. As balas são de uso exclusivo do Exército, Marinha e Aeronáutica e, algumas delas, são capazes de derrubar aeronaves e perfurar a blindagem de carros-fortes. A 10ª Delegacia de Polícia (Lago Sul) investiga o caso e enviou um ofício aos órgãos das Forças Armadas para que se posicionem sobre possível extravio constatado no interior dos quartéis. 

O delegado-chefe da 10ª DP, Plácido Rocha, explicou que além das balas serem de uso restrito das três forças, em determinadas operações a Polícia Federal também tem permissão para utilizar os projéteis. “É necessário, no entanto, aguardar a resposta oficial dos órgãos das Forças Armadas e esperar o resultado da perícia da Polícia Civil para saber há quanto tempo a munição estava dentro do lago, mas é provável que o inquérito seja enviado à Polícia Federal”, esclareceu.
.
Na tarde de ontem policiais militares encontraram 250 munição sobre uma ponte na QI 17 do Lago Sul após dois pescadores telefonarem para o 190, telefone de emergência da PM. A dupla pescava no local quando três cartuchos
ficaram presos ao anzol da vara de um deles. Militares encontraram mais de 30 pentes com oito balas de calibre .7mm em cada um, usadas em fuzis. Também havia projéteis soltos.

Há uma semana, a PM recolheu, no mesmo local, 947 balas. Entre a munição, estava a de calibre .45, 5.56, 9mm, 7mm e 6.35. A maioria delas também são usadas em fuzis e todas estavam em boas condições de uso acondicionadas em caixas. Na ocasião, um pescador foi quem encontrou os projéteis após encontrar uma caixa onde havia 50 munição.

O Exército Brasileiro informou que não há nenhum registro de desaparecimento das balas nos quartéis do órgão. Por e-mail, a Força Aérea Brasileira (FAB) esclareceu que também não há histórico de extravio de munição nas organizações militares da Aeronáutica localizadas no Distrito Federal. O Correio procurou a Marinha do Brasil, mas ainda aguarda retorno.


Fonte: Correio Braziliense