sábado, 20 de junho de 2015

O Deputado Alberto Fraga detona a Gestão do Governador Rodrigo Rolemberg

Descumprimento de promessas de campanha e gestão incompetente do Governador Rodrigo Rollemberg, do Distrito Federal.

Muito obrigado, Sr. Presidente Izalci Lucas, do Distrito Federal. É até bom que V.Exa. esteja na Presidência, uma vez que nós somos do Distrito Federal e nos interessam muito as ações de governo que nós estamos vendo acontecer, ou melhor, que estão sem acontecer. 
Sr. Presidente, eu não vejo nenhuma diferença entre os caminhos que este Governo está tomando e os caminhos do Governo passado. As greves estão aí, a todo o instante pipocando, por falta de conversa, por falta de contatos. Nós já tivemos greve de professores, que era uma das bandeiras principais do Governador que assumiu o Governo. Já se passaram 6 meses - estamos entrando no 6º mês -, e até agora o Governador Rollemberg não disse para que veio. 
Nós lamentamos profundamente essa postura de blá-blá-blá que o Governador Rollemberg vem desempenhando ao longo desses 6 meses. O tempo dele está sendo para visitar o Zoológico e tirar fotografia com elefantes, para ir à roda de samba e a bailes de hip hop, mas governar, que é bom, até agora, nada!
E Brasília não pode continuar pagando esse alto preço. O povo de Brasília não suporta ter mais um governo inoperante, um governo incompetente, porque o passado conseguiu quebrar o Distrito Federal, uma entidade federativa que
possui uma ajuda externa através do Fundo Constitucional, Deputada Josi, de 13 bilhões, para custear as áreas de saúde, educação e segurança pública. E o Governador do PT, que saiu, conseguiu quebrar o Distrito Federal! 
Assume o Governador Rollemberg, prometendo uma série de coisas, mas até agora não fez absolutamente nada. Vinte e sete mil professores entraram em greve, porque o Governador não cumpriu o acordo feito com eles. Já tivemos várias paralisações no sistema de transporte. Hoje, está deflagrada uma greve geral que prejudica 1 milhão e 200 mil pessoas. 
Sr. Presidente, eu não quero dizer que sou melhor do que ninguém, não. Mas, quando eu fui Secretário de Transportes no Distrito Federal, não houve uma greve nesse setor. Não houve sequer nenhum tipo de paralisação. Então, o que está faltando é gestão, o que está faltando é compromisso. O Governo precisa assumir o seu papel de intermediar as negociações dos rodoviários juntamente com os empresários. Nós sabemos que, se o Governo não fizer o seu papel, os empresários, evidentemente, não vão dar o reajuste pretendido pelos rodoviários.
Com relação às metas ditas, faladas nas campanhas, até agora o Governador não cumpriu nenhuma delas. E eu vou relembrá-las aqui. Uma das metas era o reabastecimento da rede hospitalar com todos os remédios para atender à população mais carente. Dos 664 tipos de remédios, estão faltando mais de 320 remédios, e o Governador Agnelo, aliás, o Governador Rollemberg... Parece que os dois estão na mesma linha de comportamento, e eu posso aqui confundir o nome dos dois. Aliás, quando o Governador Rollemberg era Senador, deu sustentação ao Governador Agnelo. Portanto, eu classifico os dois como farinha do mesmo saco, porque as mesmas ideologias e as mesmas ideias de governo estão agora se desenvolvendo, e a população brasiliense sofre com esse descaso, com esse absurdo de Governo que nós estamos tendo.
A outra promessa era garantir a infraestrutura escolar na retomada do ano letivo. O que foi que aconteceu? Não sei quantas escolas tinham que ser reformadas, e o Governador ignorou essa promessa, o que ocasionou uma greve de 5 dias. Por isso, o início do ano letivo foi prejudicado e atrasado.
E a conversa fiada de prometer o Bilhete Único? Cadê o Bilhete Único, que permitiria ao passageiro pegar um ônibus, o metrô e um segundo ônibus e só pagar uma passagem? Cadê, Governador Rollemberg? O senhor prometeu fazer isso, e até agora sequer tocou no assunto! Eu vou dizer por que V.Exa. não o fez: porque não vai conseguir fazer. Falou sobre um assunto que não conhecia e agora está aí, sem ter uma resposta para o povo de Brasília, que acreditou nas suas promessas de campanha, que nós sabemos que não vão ser cumpridas.
Cadê as eleições diretas para as Administrações de Brasília, que o senhor prometeu em todos os seus discursos de campanha? E nós dizíamos: "Olha, a Constituição não permite!". Mais uma vez, o senhor mentiu para a população de Brasília. Isso está trazendo consequências gravíssimas. O povo está perdendo a fé nos seus representantes, porque alguém que, durante a campanha, promete ser a solução dos problemas, hoje, sem sombra de dúvida, está sendo exatamente o grande problema, o Governador Rodrigo Rollemberg. 
Cadê os convênios para a Polícia Militar? Faz sentido um policial, que defende a vida da população, sair para trabalhar e deixar seus familiares sem assistência médica, sem um convênio que lhe dê a tranquilidade necessária para ir às ruas fazer a segurança pública? Não é à toa que no final de semana retrasado nós tivemos 14 homicídios. A cidade está sem governo, e eu venho alertando para isso o tempo todo.
Falando em militares, Governador Rollemberg, cadê o reajuste que o senhor prometeu para os policiais e bombeiros militares? O senhor prometeu na campanha, mas até agora não fez absolutamente nada! Não somente não fez, mas nem sequer conversou com a tropa. Está com vergonha! Quando vê um policial na rua, omite-se e se esconde, com vergonha de encarar aquele que lhe deu o voto para que o senhor pudesse chegar aonde chegou.
Aos servidores públicos o Sr. Governador disse que não ia dar o reajuste que foi prometido no Governo anterior, no Governo ao qual o senhor, por 2 anos, deu sustentação. Não me venha agora tirar o corpo fora. Pois bem, os servidores ganharam na Justiça o direito aos reajustes. Eu não sei onde o Governador vai conseguir recursos, mas que vai ter que pagar o aumento dos servidores públicos, ah, isso vai. Se não, Brasília vai parar.
E, para finalizar, o Governador Rollemberg prometeu criar um tal de Portal da Transparência, que colocaria nos locais públicos de Brasília verdadeiros outdoors, mostrando os gastos públicos, dando, evidentemente, transparência às ações do Governo. O que aconteceu? Ele criou o Conselho, mas não criou os outdoors, não colocou os painéis, tão falados em época de campanha. Que bom, Governador, que o senhor não os colocou, senão estariam estampadas lá nesses outdoors ou nesses painéis as empregadas domésticas que foram contratadas no seu Governo por alguns Parlamentares. Já foi feita a denúncia, e até agora o senhor não deu uma resposta.
Por que a empregada lá estava com CNE? Eu me recordo quando o PT armou para mim nesta Casa, com alguém que nunca foi minha empregada, e eu fui para a Folha de S.Paulo, abri um inquérito, depois tiveram que arquivar por denúncia vazia. Agora, não; agora temos os nomes aí de empregadas que foram classificadas no seu gabinete, no gabinete do Governo, sei lá onde foi, com CNE, e até agora o Governador não disse absolutamente nada!
Então, esse seu Governo, que dizia ser o Governo do novo caminho, o Governo da esperança, é um desgoverno, é um desserviço à população de Brasília. E eu espero que o senhor assuma o Governo, porque me parece que quem é Governador é o Secretário da Casa Civil, Hélio Doyle, que já está conhecido nas ruas como o Governador de Brasília. Isso é lamentável para alguém que foi pedir voto, que sabe o quanto é difícil o voto.
Governador Rollemberg, respeite o povo!
Muito obrigado, Presidente.
Discursos e Notas Taquigráficas