domingo, 20 de julho de 2014

Internos da Papuda transformam bicicletas velhas em cadeiras de rodas

Bicicletas que viram cadeiras de rodas e transformam vidas. Com essa premissa, a Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap) da Secretaria de Justiça do Distrito Federal executa há mais de um ano o projeto Liberdade Sobre Rodas. A ideia e capacitar profissionalmente os internos presos do Centro de Internamento e Reeducação (CIR) da Papuda a construírem os veículos, que serão doadas a pessoas de baixa renda.
"Essas cadeiras vão para pessoas carentes que possuem algum tipo de necessidade especial. Além disso, a cada três dias trabalhados, um dia é reduzido na pena dos internos. Sem falar que eles recebem uma bolsa-auxílio por isso e saem daqui
com uma profissão aprendida", explicou a diretora executiva da Funap, Verlúcia Cavalcante. 
As bicicletas, fruto de apreensões feitas pelas delegacias do Distrito Federal ou confiscadas por instituições ligadas ao Tribunal de Justiça, são transformadas em cadeiras de rodas durante as oficinas de serralheria, pintura, funilaria e tapeçaria, dentro da própria Papuda. "Já entregamos 100 cadeiras àqueles que mais precisam", frisou Verlúcia, ao explicar que são necessárias três bicicletas e 30 dias para confeccionar uma cadeira. 
DOAÇÕES DA COMUNIDADE – As bicicletas são prioritariamente vindas das delegacias e do Tribunal de Justiça do DF, mas qualquer pessoa pode doar sua "magrela" para a Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap).
Para colaborar com a produção dos internos, basta levar as bikes à sede da Funap, que fica no SIA Trecho 2, lotes 1835/1845 (ao lado do Corpo de Bombeiros). 
"É fundamental a população participar, doar e colaborar com esse projeto. A pessoa privada de liberdade vê em iniciativas como essa uma maneira de ajudar quem está do lado de fora", destacou Verlúcia Cavalcanti.

Agência Brasília