terça-feira, 14 de maio de 2013

Onde estão as bicicletas Agnelo Queiroz?


A maioria das 300 bicicletas entregues aos alunos da rede pública do Recanto das Emas, em agosto de 2011, não foram usadas e outras, não foram   devolvidas. Isso porque, alguns alunos contemplados pelo programa Caminho da Escola em parceria com o governo federal, não devolveram o veículo.

Servidores da SES-DF apontou várias falhas no programa e afirmam que vários alunos contemplados com o veículo foram vistos andando com a bicicleta mesmo, após, a formatura.

A Secretaria de Educação afirmou, ainda, que as bicicletas, compradas por
R$ 94 mil, foram doadas diretamente aos estudantes e que não há como controlar seu uso.

No projeto inicial só teria direito a ganhar a bicicleta, alunos com mais de 14 anos que morassem a até sete quilômetros da escola.

No lançamento do programa as bikes foram entregues pelo ministro da Educação Fernando Haddad e o governador Agnelo Queiroz. Depois, elas foram recolhidas e passaram meses sem uso porque, segundo o GDF, os estudantes não haviam passado por treinamento.

Para Paulo Vinicius, diretor do Centro de Ensino 111 do Recanto das Emas, o programa nunca funcionou de verdade. “As bicicletas tiveram pouquíssima utilização. Questões como insegurança, medo de assalto e falta de conscientização dos motoristas atrapalharam o uso”, disse. Segundo ele, não há uma cultura local favorável ao uso dos equipamentos, que seriam perigosos por causa do risco de acidentes de trânsito. Por isso, muitos alunos continuam indo à escola de ônibus ou a pé.

O estudante Hugo Vieira, de 15 anos, disse que não conhece ninguém que usa a bicicleta. O colega Everton Leal, de 16 anos, afirmou que alguns amigos até chegaram a usar o equipamento quando foram entregues, mas depois os abandonaram. “Acho que por vergonha”, opinou.

Nas duas escolas, um único estudante foi encontrado usando o veículo. “É melhor do que andar a pé”, disse Junior da Anunciação Sousa, de 16 anos. “A bicicleta é boa, nunca quebrou. Uso todo dia para ir e voltar da escola e do trabalho.”

A Secretaria de Educação afirmou considerar o programa “bem sucedido”, apesar da situação. Até junho a pasta informou que serão entregues mais 2,6 mil bicicletas, por R$ 787 mil. As próximas doações ocorrem entre 14 e 16 de maio, em escolas do Paranoá. 

Fonte: Guardian Noticias