A deputada Celina Leão, na qualidade de presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania, Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Legislativa do Distrito Federal, vem publicamente manifestar o seu REPÚDIO E INDIGNAÇÃO ao lamentável ato de discriminação racial praticado pelo senhor Heverton Octacílio de Campos Menezes, ocorrido na tarde do último domingo contra a cidadã Marina Serafim dos Reis, atendente de bilheteria de cinema de um shopping da Asa Norte.
O ato atenta contra a dignidade da pessoa humana, e, nesse caso específico, torna-se ainda mais grave pelo fato de ter sido praticado por uma pessoa que deveria zelar por esse direito constitucional, posto que trata-se de docente de Universidade e médico psicanalista.
O referido senhor, após ter sido orientado pela atendente a manter-se na fila, reagiu pronunciando frases recheadas de racismo, entre as quais: “Seu lugar não é aqui, lidando com gente. Você deveria estar na África cuidando de orangotangos”, em total desrespeito à cidadã, afrodescendente, e às pessoas ali presentes que testemunharam a agressão verbal.
Diante desse ato contrário à cidadania, reafirmo a nossa posição de defesa dos direitos humanos ao tempo que estaremos buscando uma apuração rigorosa dos fatos por parte das autoridades competentes, para reparação da dignidade ofendida, em conformidade com os direitos fundamentais estabelecidos em nossa Carta Magna e demais leis infraconstitucionais contrárias à discriminação e preconceito de raça.
Brasília-DF, 03 de maio de 2012.
Deputada CELINA LEÃO
Presidente
Fonte: Site da Deputada Celina Leão