terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Suspeito de receptação da caminhonete de ex-delegado assassinado é preso

Um homem foi detido nesta terça-feira (17/1) suspeito de envolvimento na receptação da caminhonete roubada do ex-delegado Elly Cordeiro dos Santos, 75 anos, assassinado na tarde de ontem. A polícia militar encontrou o veículo na noite desta segunda-feira (16/1), na QNM 5, em Ceilândia Norte. O endereço foi passado por uma denúncia anônima feita ao Centro Integrado de Atendimento e Despache (Ciade) da Polícia Militar do DF. A caminhonete estava com um adolescente de 15 anos. 

O menino foi levado à Delegacia da Criança e do Adolescente II e durante seu depoimento, o jovem indicou outro suspeito pela receptação. O acusado pelo adolescente é maior de 18 anos e foi detido ontem, em Ceilândia. Ainda durante as investigações, a polícia chegou a um terceiro suspeito. Ele também está detido. Com o depoimento deste terceiro homem, a polícia espera conseguir informações para descobrir quem matou o ex-delegado. Os agentes aguardam um laudo da perícia para saber se os depoimentos prestados correspondem com os fatos do crime.

O jovem foi levado à delegacia para prestar depoimento, o que resultou na detenção do suspeito. A caminhonete já está sendo periciada, mas a arma usada no crime ainda não foi localizada. Policiais trabalham agora na realização de um retrato falado pra identificar um outro envolvido.

Além do carro, um celular que estava dentro doa caminhonete e uma pistola .380 também foram roubados. A polícia não descarta que o caso tenha sido homicídio, mas também estuda a possibilidade de latrocínio (roubo seguido de morte).

Entenda o caso
O ex-delegado foi encontrado morto na tarde de segunda-feira (16) em sua residência no Sítio Oásis, localizado na área rural de Brazlândia, no Incra 9, a cerca de 45km do Plano Piloto. De acordo com investigações da 18ª Delegacia de Polícia, ele foi assassinado a pauladas e a pedradas. O local do crime é de acesso difícil, por uma estrada de terra que fica a cerca de seis quilômetros do asfalto.

De acordo com a chefe da comunicação da administração de Brazlândia Leilane Lopes, o ex-delegado morava apenas com a mulher, Cristina Rocha, no sítio. 

Por volta de 11h de ontem, Cristina ligou para Elly, que atendeu dizendo que havia feito o almoço e que convidaria o novo empregado, contratado recentemente para prestar serviços no sítio, para comer. A mulher não manteve mais nenhum contato com o marido até chegar em casa as 18h30 e encontrar o corpo de Elly estendido na entrada da residência.


Às 12h, uma pessoa que passava pela região viu o carro saindo da vítima partindo em alta velocidade, segundo um cunhado de Elly. Por não ser uma atitude frequente do ex-delegado, as pessoas estranharam o fato.

 De acordo com a assessoria de imprensa da administração de Brazlândia, Elly estava de bruços, o que leva a crer que ele teria sido atacado pelas costas.


Elly Cordeiro dos Santos é padastro do atual administrador regional de Brazlândia, José Bolivar da Rocha Cruz Leite e era delegado aposentado há 15 anos.

O corpo do Elly será velado nesta terça (17) às 15h30 na capela sete do Campo da Boa Esperança. O enterro deve começar às 17h30.