sábado, 19 de fevereiro de 2011

Vistoria na merenda escolar

Deputados ditos de oposição ao GDF visitaram na manhã desta sexta-feira (18) algumas escolas da rede pública para testar a qualidade da merenda escolar que vem sendo servida aos estudantes da capital. A conclusão do grupo, formado por Celina Leão (PMN), Eliana Pedrosa (DEM), Liliane Roriz (PRTB) e Washington Mesquita (PSDB), é de que a comida oferecida aos alunos é ruim. Parte dos alimentos ainda são comprados enlatados, apesar de uma determinação da própria Secretaria de Educação para que não haja mais comida enlatada no cardápio das escolas. Presidente da Comissão de Educação e Saúde, Mesquita recolheu amostras dos alimentos para um teste de qualidade no Instituto Adolfo Lutz. Eliana Pedrosa, que experimentou a merenda recém-preparada pelas merendeiras, afirmou em seu Twitter: “Experimentei a merenda servida para as crianças. Totalmente imprópria para adultos. Fico muito preocupada com as nossas crianças”. Os distritais vão encaminhar ao GDF também um pedido para que atualize o cardápio servidor aos estudantes, que permanece o mesmo desde 2008.
Depois da visita às escolas, os parlamentares foram ao almoxarifado da Secretaria de Educação. Lá não encontraram problemas. O ambiente estava limpo e bem conservado e alimentos estragados e aberto haviam sido separados para devolução ao fornecedor.
A discussão sobre a situação da merenda escolar começou na quinta-feira (17), depois da denúncia da Rede Globo da existência de alimentos estragados na despensa da Secretaria de Educação (veja aqui). Na sessão ordinária na Câmara Legislativa, os deputados cobraram uma posição do GDF sobre a situação. Nesta sexta-feira (18), a Secretaria de Educação explicou que os alimentos estragados vão ser devolvidos e que haverá uma modificação no cardápio, para consumo de alimentos frescos, como frutas e verduras. À tarde, a Secretaria de Educação vai abrir para visita da imprensa o depósito de alimentos da merenda escolar para comprovar que a comida está em perfeito estado.