quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Secretaria de Fazenda melhora atendimento virtual

Desde a última segunda-feira, 5, que os contribuintes da Capital Federal podem contar com um novo canal de comunicação direta com a Secretaria de Fazenda (SEF/DF). A mais nova ferramenta, conhecida como o Atendimento Virtual Assistido, tem o objetivo de agilizar a prestação de serviços, tornando os processos mais eficazes e simples para as pessoas físicas e jurídicas.

Sistema: O sistema é híbrido, que abriga algumas funcionalidades de outros sistemas da SEF, como por exemplo, o fale conosco, ouvidoria, Agência Net, entre outros canais. Quando a demanda é aberta, a pessoa recebe o prazo em que será atendido e um protocolo para fazer a consulta do andamento dos processos.

Satisfeito com o novo procedimento, o supervisor da Agência de Atendimento Remoto (Agrem) Paulo César Santiago, acredita que a eficiência da nova ferramenta será bem mais ágil e eficaz. “As interações serão automaticamente recebidas pelo setor
responsável, o que irá garantir mais rapidez e segurança para os contribuintes nos processos”, ressalta.

Dados: De acordo com registros, cerca de 543 mil atendimentos foram armazenados, que totalizou 11,17% mais do que no ano de 2011, que totalizou mais de 488 mil.

Procedimento: Antes mesmo da procura de alguma agência da Receita, o contribuinte deverá acessar o portal www.fazenda.df.gov.br do órgão para fazer alguns procedimentos. A pessoa deverá ter em mãos o número do CPF ou CNPJ para realizar a operação desejada. Mesmo com a ferramenta, o telefone 156 funcionará das 7h às 19h, de segunda à sexta-feira, sendo que na ouvidoria o horário é o mesmo.

De acordo com Menezes, o método anterior era pouco eficaz já que existia a possibilidade do e-mail não chegar até a Agrem. “A SEF e os contribuintes não tinham garantia que o e-mail tinha realmente chegado ao destino. Só sabíamos que a resposta não tinha chegado quando o interessado entrava em contato”, afirma Menezes.


Progressos: Desde o início deste ano, que a Secretaria de Fazenda vem realizando melhorias nos atendimentos diretos a população brasiliense. Como por exemplo, a reforma dos Postos Fiscais e das agências de atendimento; A disponibilização de mais de 80% dos serviços no portal da Fazenda; A formação de parceria com o Banco Regional de Brasília para a realização de alguns serviços nas lojas de Conveniência do BRB; A consulta on-line, em tempo real, sobre o tempo médio de espera em todas as agências da Receita e o acesso às informações atualizadas da pasta e o esclarecimentos de dúvidas pelas redes sociais Twitter e Facebook.

Por Nayara Ribeiro



Fonte: Guardian Noticias