quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Reconstrução mamária: Médicos terão capacitação

Foto:Divulgação

Médicos da rede pública de Saúde do Distrito Federal terão capacitação em reconstrução mamária, a partir de amanhã, 9, no auditório do Hospital de Base, a partir das 9h, quando começa o "Curso de Técnicas de Cirurgia em Mastologia".
 
"Em um ano teremos profissionais habilitados, capazes de ao mesmo tempo retirar a mama e fazer a reconstrução. Com isso, a gente aumentará a oferta regular de reconstrução mamária na rede da Secretaria de Saúde", explicou a coordenadora das Ações Programáticas, Fernanda Salum.
 
Dez mastologistas (especialistas em glândulas mamárias) terão curso durante 10 meses, sendo 20 horas mensais, no total de 200 horas/aula e receberão certificado da
Sociedade Brasileira de Mastologia, responsável pelo curso.
 
Salum destacou que o câncer de mama é um problema de saúde pública e a oferta de reconstrução mamária é muito pequena, uma vez que a técnica só era desenvolvida por cirurgião plástico.
 
"O objetivo (do curso) é o aprendizado pelos médicos mastologistas de técnicas cirúrgicas que vão proporcionar resultados estéticos mais satisfatórios e o reparo das mutilações causadas pelo tratamento do câncer de mama", detalhou.
 
Uma lei, sancionada em maio deste ano pela presidenta Dilma Rousseff, tornou obrigatória a cirurgia reparadora após a retirada do tumor no Sistema Único de Saúde (Lei 12.802/13).



Fonte: Agência Brasília.