terça-feira, 7 de maio de 2019

Feminicídio: mulher é assassinada a facadas pelo ex-marido em Santa Maria - DF


Jacqueline dos Santos Pereira, 39 anos, é a 10ª vítima de feminicídio em 2019. Segundo a polícia, o ex-marido é o autor das facadas que tirou a vida dela. Jacqueline deixa três filhos órfãos, dois deles, menores de 18 anos

Jaqueline Pereira dos Santos, de 39 anos, foi morta pelo ex-marido em Santa Maria, no Distrito Federal — Foto: Foto: Polícia Civil/Divulgação

Uma mulher foi assassinada a facadas na tarde desta segunda-feira (6), na Quadra Central 01, de Santa Maria, no Distrito Federal. Segundo a Polícia Civil, o autor do crime é o ex-marido, que fugiu do local e cometeu suicídio pouco depois.


O homem foi identificado como Maciel Luiz Coutinho da Silva, de 41 anos. Segundo o delegado Alberto Rodrigues, da 33ª DP, de Santa Maria, Jaqueline Pereira dos Santos, de 39 anos, já havia denunciado Silva por agressão.

Eles foram casados por 25 anos anos. Há 2 meses, de acordo com parentes, o relacionamento chegou ao fim.

Amigos de Jaqueline contaram que na manhã dessa segunda-feira Silva foi até o trabalho da ex-mulher, que era gari, e a ameaçou. Segundo vizinhos, por volta das 16h, ele pulou o muro da casa onde Jaqueline morava, no centro de Santa Maria.


De acordo com as testemunhas, a mulher gritou por socorro e, poucos minutos depois, Silva saiu em uma motocicleta. Vizinhos encontraram Jaqueline sem vida.

A polícia acredita que o motivo do crime foi ciúmes. Maciel Luiz Coutinho da Silva não aceitava um novo relacionamento da ex-mulher. O casal tinha três filhos.

Medida protetiva

No dia 5 de março, o Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Santa Maria concedeu uma medida protetiva para Jaqueline. Na decisão, o plantão judicial determinou o afastamento de Silva da casa da vítima.

Ele foi proibido de manter contato com Jaqueline, por qualquer meio e modo. O ex-marido deveria ainda ficar a, pelo menos, 300 metros de distância da ex-mulher.

No entanto, no dia 13 de março, o mesmo juizado revogou a medida protetiva, a pedido de Jaqueline.

Segundo o delegado-chefe da 33ª DP, Rodrigo Têlho, no dia 26 de abril, a mulher foi até a delegacia e pediu uma nova medida protetiva. O pedido foi concedido, afirma Têlho.

"Ele foi intimado na última quinta-feira (2). Foi ouvido na sexta-feira (3) e não teve mandado de prisão expedido. Infelizmente aconteceu isso."

O que dizem a Justiça e o Ministério Público

Questionado sobre o pedido de revogação da medida protetiva para a Justiça, o Ministério Público do DF disse em nota ao G1, que Jaqueline compareceu espontaneamente à Justiça e informou que as respectivas medidas protetivas de urgência não eram necessárias.

O MP explicou que acatou a vontade da vítima, mas pediu a designação de audiência de justificação para melhor avaliar a situação de risco.

Segundo a promotoria, havia medidas protetivas de urgência, que estavam em vigor. O MP disse que não houve pedido de prisão porque os processos tratavam apenas de medida protetiva de urgência.

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDF) disse que, em depoimento na delegacia, no dia 26 de abril, Jaqueline negou que estivesse sofrendo agressões. "Maciel em nenhum momento a xingou, ameaçou ou agrediu. Não havendo flagrante, agressão, descumprimento de medida protetiva ou outro fato que justificasse prisão preventiva", afirmou o TJ.

De acordo com a Justiça, para a segurança e proteção da vítima, o juiz plantonista concedeu a medida protetiva que estava em vigor.

Veja quem foram as vítimas de feminicídio em 2019 no DF

Desde o inicio do ano, o G1 vem acompanhado os casos de feminicídio no Distrito Federal. A morte de Jaqueline Pereira dos Santo é o 10ª caso de feminicídio em 2019.



Outros casos 

De março de 2015 até março deste ano, mais de 60 mulheres foram vítimas de feminicídio no Distrito Federal. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), que divulgou um estudo traçando o perfil dos agressores e das vítimas. Dos 68 autores, 11 cometeram suicídio e 18 foram condenados.


Fonte: Correio Braziliense/G1