![]() |
Alarmes como estes, podem salvar vidas. Sistemas estão disponíveis à todos, seja para colocar em residências ou comércios. (Foto: Reprodução da Internet) |
Como
todos os brasileiros nós também estamos de luto por conta do acontecido em
Santa Maria – RS. Por este motivo descrevo abaixo as tecnologias
existentes para que tragédias como essa não se transformem em realidades de
curto prazo.
Existem no mundo, um número sem fim de tecnologias de prevenção e combate a incêndios, que podem e devem ser instalados em instalações comerciais e
Estes sistemas, embora complexos, tem por finalidades fazer através de sensores, o monitoramento de áreas sobre ocorrências de possíveis causas de incêndio. Estes sensores fazem o monitoramento de várias maneiras, eles são sensíveis ao calor e a fumaça.
Consistem na distribuição destes detectores por toda a área do imóvel e são controlados por uma central que monitora as alterações do ambiente produzindo não apenas alarmes como também o início do combate ao incêndio, liberando água para a primeira contenção das chamas.
Este sistema também pode ser integrado a sinalização interna para o auxílio das pessoas em sair do local com problema. Em hotéis, shoppings e hospitais na sua maioria, é possível ver no teto das edificações os sensores espalhados pelo forro bem como os pontos por onde a água é liberada.
Aliada a estes sistemas, produtos com prevenção ao fogo com condições de retardar a propagação ou mesmo extinguir as chamas também são encontrados no mercado, e vão desde fios elétricos e de cabeamento de redes de computadores a carpetes, pisos elevados e forração.
Muitos destes materiais ocupam as salas de cinema. Esta tecnologia possui certificação e acreditação em órgãos de controle como INMETRO, e estão disponibilizados no mercado ao alcance de quem se preocupada e entende que segurança protege o maior bem existente que é a vida.
Certamente há no mercado mais de uma centena de empresas especializadas na execução destes serviços, bem como um número enorme de fabricantes de soluções que cabem no bolso de qualquer empreendedor, não cabendo a nenhum deles a desculpa que tais sistemas e materiais possuem preços exorbitantes visto que a variedade comporta possibilidades de custos exequíveis.
Por Homero Mateus
Fonte: Guardian Noticias