quinta-feira, 12 de março de 2015

Ministro do STF pede apoio de Cunha para projetos que tornam a Justiça mais ágil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes esteve nesta quarta-feira (11) com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, e defendeu a retomada do andamento dos projetos do chamado Pacto Republicano.
O pacto é um conjunto de ações para tornar a Justiça brasileira mais ágil e acessível. São propostas que tratam de temas como abuso de autoridade, mandado de injunção e responsabilidade civil do Estado.
Mendes disse que “houve uma boa receptividade por parte de Cunha, mas, evidentemente, as propostas têm que ser discutidas com o colégio de líderes partidários”.
Questionado sobre a lista de políticos investigados pelo Supremo na Operação Lava Jato, Gilmar Mendes disse que não tocou nesse assunto com
o presidente da Câmara. “Conversamos no processo”, disse o ministro, referindo-se aos autos de um eventual processo no STF.
Mendes comentou ainda a ida do ministro Dias Tóffoli para a 2ª turma do STF, que cuida do caso da Lava Jato. “Houve consenso sobre a ida do ministro, e foi bom para aliviar toda a tensão”, disse o ministro do STF. A 2ª turma, que conta com cinco ministros, estava incompleta com a saída de Joaquim Barbosa, que se aposentou do STF, e cujo substituto até agora não foi indicado pela presidente Dilma Rousseff.
Reportagem - Idhelene Macedo
Edição - Newton Araújo