quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Conselho adia decisão sobre mudanças de poder na Conab

Transferências feitas por interino do órgão foram consideradas precipitadas pelo presidente da companhia


BRASÍLIA - O Conselho de Administração da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) adiou por um mês a decisão sobre a transferência de duas superintendências ligadas à Diretoria Administrativa e Financeira (Diafi) para a Diretoria de Gestão de Pessoas (Digep). A mudança na estrutura da entidade escancara uma disputa de poder entre o PMDB e PTB, dois partidos aliados que dividem os cargos do setor. O conselho da Conab reuniu-se na manhã desta quinta-feira.
A proposta de adiar e fazer uma análise técnica das alterações foi feita pelo secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Gerardo Fontelles, que, segundo a Conab, foi um dos articuladores das mudanças na companhia. Fontelles preside o conselho.
A transferência das duas superintendências se deu durante os cinco dias em
que o diretor da Digep, Rogério Abdala, do PMDB, assumiu interinamente a presidência da Conab. As alterações tiveram o apoio do ministro da Agricultura, Antonio Andrade, e do seu secretário-executivo, Gerardo Fontenelles, ambos do PMDB. Porém, desagradaram o presidente da Conab, Rubens Rodrigues dos Santos, do PTB, e fez com que a reunião fosse marcada.
Nesta quinta-feira, no Ministério da Agricultura, Fontenelles comentou as mudanças na Conab:
- Nós vamos discutir o assunto e o objetivo é um só: estabelecer os fundamentos legais que norteiam a estratificação da hierarquia, ou seja, quais são os instrumentos que dão melhor eficiência de acordo com a necessidade dos organismos de controle e organização e da própria legislação.
Incomodado com as mudanças feitas à sua revelia e na sua ausência, o presidente da Conab, Rubens Rodrigues, considerou o debate precipitado.
- Não acredito que a mudança tenha sido feita com interesse político. Sou a favor das mudanças, mas elas precisam ser discutidas e analisadas com calma - afirmou, tentando evitar polêmica



Fonte: O Globo