sábado, 2 de novembro de 2013

PM explode maleta no Aeroporto de Brasília

Maleta suspeita foi detonada por agentes do esquadrão antibombas.
Uma maleta de metal abandonada por volta das 14h40 na via de acesso à área de desembarque do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek teve de ser explodida ontem, às 20h50, pelo esquadrão antibombas do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar do Distrito Federal. ...

Seguranças do terminal encontraram a maleta próximo ao estacionamento do local e isolaram a área para a circulação de carros e pedestres. Duas pistas foram fechadas e complicaram o trânsito na chegada ao terminal, mas o embarque e desembarque de passageiros e os pousos e decolagens das aeronaves não foram comprometidos, de acordo com
o Consórcio Inframérica, que administra o aeroporto. A área foi liberada para a circulação de carros logo após a explosão.

O trabalho de investigação policial começou às 16h, com a chegada do Bope. Um robô com câmera foi utilizado para a primeira aproximação à maleta, com transmissão em tempo real de imagens para os investigadores. Em seguida, um militar foi até o local com um aparelho de raio-x, que apontou a existência de fios e de uma massa escura não identificada no interior do objeto. “A presença de fios e dessa grande massa escura, que poderia ser um material explosivo ou o componente de um suposto circuito, nos levou a detonar a mala, pois indicava o risco de bomba”, justificou o capitão Ricardo Napoleão, do Bope, que conduziu a operação.

Segundo a PMDF, imagens das câmeras de segurança do terminal registraram a presença de três homens, trajando jeans e camisas brancas, que teriam deixado a maleta no chão após entrarem em uma minivan branca, mas a confirmação da placa não foi possível devido às obras no local, que prejudicaram a visualização da cena. Ainda de acordo com a polícia, a maleta era própria para o transporte de sêmen bovino. Uma perícia, que será conduzida pelo Bope, vai determinar se o conteúdo da maleta era, de fato, explosivo. Em caso positivo, a Polícia Civil passará a apurar o crime. Não há data para conclusão dos trabalhos periciais.


Fonte: Jornal Correio Braziliense - 02/11/2013