terça-feira, 19 de março de 2013

Câmara Legislativa do DF promove mostra de filmes com temática feminina


O filme A saga das candangas invisíveis, com direção da jornalista e cineasta Denise Caputo, abrirá nesta segunda-feira (18), às 18h30, no auditório da Câmara Legislativa do DF, a mostra de filmes, nacionais e estrangeiros, com temática feminina, que faz parte da programação do Mês da Mulher na CLDF. A mostra, que ocorrerá nos dias 18, 19, 22, 25 e 26 deste mês, será aberta ao público e contará com a participação de parlamentares, debatedoras convidadas e representantes da área cultural.

Com o documentário, escolhido para abrir a mostra, Denise Caputo foi vencedora do Troféu Câmara Legislativa do DF em 2008, na categoria curta-metragem. Ganhou também
o prêmio de melhor curta-metragem no Festival Ibero-americano de Sergipe, edição de 2009. A saga das candangas invisíveis enfoca um segmento de mulheres à margem da história oficial: as prostitutas que chegaram a Brasília ainda na época da construção da cidade, no final dos anos 50, guiadas pelo sonho de um Brasil novo.

Em trabalho profundo e bem elaborado de pesquisa, Denise conseguiu localizar algumas das primeiras meretrizes da capital do Brasil e apresenta suas vidas cotidianas, expectativas, dificuldades e frustrações. Para debater o filme foi convidada a deputada Luzia de Paula (PEN).

A mostra prossegue nesta terça-feira (19) com duas sessões, uma às 12h e outra às 18h30. O filme selecionado é Olhares pelo fim da violência contra as mulheres, produzido em 2011. Trata-se de uma co-produção da TV Brasil Internacional e da ONU Mulheres, que retrata os desafios que as mulheres enfrentam para acabar com a violência nos lares e nas e ruas da região do Cone Sul. Os debates estarão a cargo da deputada Celina Leão (PSD).
Na sexta-feira (22), às 12h e 18h30, será exibido o filme francês Samia, com direção de Philippe Faucon. Essa adaptação do romance Soraya Nini, Ils disent que je suis une beurette conta a história de Samia, adolescente de 15 anos que vive na periferia de Marselha. Sexta das oito filhas de uma família argelina tradicionalista, ela se sente sufocada pelo peso da moral repleta de crenças e tabus que ela respeita, mas não compartilha. Perseguida por seu fracasso escolar e obrigada a viver clandestinamente seu primeiro namoro, Samia descobre que terá de assumir sozinha as suas escolhas de vida. A debatedora será a deputada Liliane Roriz (PSD).

No dia 25 de março, às 18h30, será apresentado Você beija como um deus, produzido em 2008 na República Checa, com direção de Marie Podnáková. O filme mostra a vida de Helena, que está entre os mais populares professores na escola. Porém, ela terá de enfrentar momentos imprevisíveis na sua vida pessoal. A coexistência, no mesmo apartamento, com seu ex-marido Karel, seu filho adolescente Adam, problemas com a irmã Kristyna e a avó Alzbeta faz com que ela deixe de lado seus próprios sentimentos. Mas um dia, Helena se apaixona e começa um relacionamento turbulento, cheio de paixão, separações e retornos, em que a relação de amor é conturbada por três outros membros da família e ex-companheiros. Os debates serão conduzidos pela deputada Eliana Pedrosa (PSD).

Para encerrar a mostra, no dia 26 de março, às 12h e às 18h30, foi escolhido As filhas do vento, produção nacional de 2005, com direção de Joel Zito Araújo. O drama aborda temas pertinentes às mulheres de qualquer parte do mundo. A história se passa numa cidade do interior do Brasil, onde os fantasmas da escravidão e do racismo afetam a vida das personagens de forma sutil. Em brilhante peça ficcional de cunho político e social, o diretor substitui os tradicionais papéis estereotipados, comumente interpretados por atores negros nas telenovelas brasileiras, por uma rica e multifacetada construção de personagens, mesmo quando habilmente emprega diversos recursos da dramaturgia da novela para se comunicar com grandes audiências. Os debates ficarão a cargo da deputada Arlete Sampaio (PT).

Mostra: Filmes nacionais e estrangeiros com temática feminina
Realização: Câmara Legislativa do Distrito Federal
Período: Dias 18, 19, 22, 25 e 26 de março de 2013
Horário: 12h e/ou 18h30
Local: Auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal – Praça Municipal – Quadra 2 – Lote 5 – Térreo Inferior (TI) – Brasília - DF
Entrada gratuita


Fonte: R7