sábado, 19 de janeiro de 2013

Nepotismo no BB. Funcionária promovida pelo marido

Caso de nepotismo no Banco do Brasil. Funcionária promovida antes do tempo previsto. (Foto:Reprodução da Internet)
O Guardian Notícias apurou as denúncias de emprego de parente em banco estatal

O Banco do Brasil é alvo de denuncias do Sindicato dos Bancários de Brasília, de acordo com os sindicalistas, na instituição há sérios indícios de nepotismo. Um dos denunciados é o diretor de clientes e canais, Hideraldo Dwight Leitão, que nomeou a sua esposa, Sabrina Décimo Scolari, como assessora sênior em sua própria diretoria.

Para o diretor do sindicato, a prática é comum no BB. “A gente vem há muito tempo tentando acabar com essa imoralidade dentro da instituição. A partir de
agosto, vai ser criada uma mesa de discussão entre a categoria para tentar formular propostas para acabar com o nepotismo cruzado”, disse Eduardo ao Guardian Notícias.

Ele ressalta que no banco estatal, o funcionário que ingressa no cargo de escriturário, só pode ser promovido ou comissionado, após dois anos de prestação de serviços, o que não ocorreu com Sabrina Scolari, que está apenas três anos na instituição e já foi promovida três vezes.

Outro detalhe interessante para que uma pessoa seja promovida, é o tempo de carreira, ou seja, dois anos para cada promoção. O sindicato foi além das denuncias, e averiguou que Sabrina também teve apoio do vice-presidente de negócios, Alexandre Abreu, que possivelmente facilitou para que os ela fosse beneficiada.

O sindicato informou também, que casos de nepotismo cruzado são comuns e já acontece há anos. Em algumas situações, o beneficiário chega a receber salários exorbitantes, que chegam em torno de R$ 10.100,00.

De acordo com informações complementares do sindicato, a nomeação de Sabrina causou um grande mal estar entre os funcionários do BB, pois a sua promoção aconteceu em uma churrascaria, onde deveria ocorrer um evento de motivação para os funcionários e planejar ações para o próximo ano.

Funcionário de carreira com 36 anos de prestação de serviço no Banco do Brasil, Hideraldo Dwight Leitão, provavelmente, não enfrentou nenhum entrave para promover sua companheira ao cargo de assessora sênior em sua própria diretoria.

Resolução - Em 2008 o Supremo Tribunal Federal (STF) editou uma súmula que proíbe o nepotismo nos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo no âmbito da União, dos Estados e dos municípios, inclusive na modalidade cruzada, prática comum no serviço público. Serão atingidos pela súmula do STF, os parentes até 3º grau de autoridades e funcionários que foram nomeados para cargos de confiança no serviço público.


Por Jean Marcio Soares


Fonte: Guardian Noticias