terça-feira, 16 de junho de 2015

Comissão discute acordos de leniência entre governo e empresas investigadas na Lava Jato

O debate foi proposto com o objetivo de avaliar o impacto do acordo no índice de desemprego do país.

A Comissão de Trabalho discute, nesta quarta-feira (17), o acordo de leniência entre o governo e as empresas envolvidas na Operação Lava Jato, que investiga irregularidades na Petrobras.
O acordo de leniência é uma espécie de delação premiada voltada para as pessoas jurídicas. Se optar por ele, a empresa passa a colaborar com a investigação e se compromete a pagar os prejuízos que causou, evitando a paralisação de obras contratadas pelo poder público. Em troca, consegue redução da pena.
O debate foi solicitado pelo deputado Lucas Vergilio, do Solidariedade de Goiás, a fim de avaliar o impacto do acordo no índice de desemprego
do país:
"Com essa crise que se instalou no nosso país, demissões em massa acontecendo, várias obras paralisadas. A gente precisa dar mais clareza a esses acordos, saber de que forma eles estão sendo, porque envolve o patrimônio dos brasileiros. Envolve muitos trabalhadores. Então, é necessário que a Câmara discuta mais esse assunto."
Foram convidados para a audiência os ministros Valdir Simão, da Controladoria-Geral da União (CGU), e Luís Inácio Adams, da Advocacia-Geral da União (AGU); e ainda o ministro do Trabalho, Manoel Dias.
A reunião está marcada para as duas e meia da tarde.
Reportagem – Noéli Nobre


Fonte: Radio Agencia