segunda-feira, 18 de maio de 2015

No DF: Manifestantes fazem festa na quadra da mãe de Rodrigo Rollemberg

A lei do silêncio, eles ocuparam a 206 sul pedindo reabertura de espaços culturais

Pouco mais de 200 pessoas se reúnem, neste domingo (17/5), na área próxima a 206 sul - onde a mãe do governador Rodrigo Rollemberg mora e onde ele comemorou a vitória nas eleições - para manifestar contra a lei do silêncio e o fechamento de diversos espaços culturais tanto públicos quanto privados.

Tâmara Jacinto, produtora cultural e uma das organizadoras do evento, explica que a medida tem prejudicado os músicos e o público de cultura da cidade de diferentes formas...

Fernanda Pacini, outra organizadora e também membro da organização Quem desligou o som?, exemplifica: “Espaços culturais como o Teatro Nacional, a Biblioteca Demonstrativa e o Espaço Cultural Renato Russo já estão fechados e, agora, espaços privados também
estão fechando por causa da lei do silêncio”. Os organizadores do evento questionam como é feita a medição do volume do som de alguns estabelecimentos e acreditam que alguns fechamentos, como o do Balaio Café, teriam motivação homofóbica.

Para eles, o governo de Rodrio Rollemberg tem menosprezado a parte cultural da cidade. “Verba que deveria ser destinada à cultura tem sido desviada para outros setores, concursados da Secretaria de Cultura estão esperando ser nomeados, projetos aprovados pelo Fundo de Apoio à Cultura estão sem receber e, agora, além da falta de apoio público, o setor privado também está sendo afetado”, enumera Gabriela Tunes, mais uma organizadora do evento.



Fonte: Por Renata Rusky /Revista/Correio Braziliense - 17/05/2015