quinta-feira, 7 de maio de 2015

Instituto de Brasília oferta 3,3 mil vagas em cursos gratuitos

Inscrições para o processo seletivo vão até o dia 25 de maio. Há oportunidades em cursos técnicos e superiores.

O Instituto Federal de Brasília oferece 3,3 mil vagas em cursos técnicos e superiores. As inscrições para o processo seletivo vão até o dia 25 de maio, e os candidatos poderão optar por atividades oferecidas nas dez unidades: Plano Piloto, Ceilândia, Estrutural, Gama, Planaltina,Riacho FundoSamambaiaSão Sebastião, Taguatinga e Taguatinga Centro. Além da modalidade presencial, também há vagas para cursos à distância.
Para quem pretende ingressar no ensino superior, são 132 vagas em cinco cursos de graduação. No campus Brasília, há os cursos de licenciatura em Dança e Tecnologia em Gestão Pública, no campus Planaltina, licenciatura em Biologia e tecnologia em Agroecologia, e no campusTaguatinga, licenciatura em Física. A seleção para os cursos de nível superior será realizada pela média do candidato no ENEM das edições de 2012, 2013 ou 2014.
Os cursos técnicos presenciais são destinados para
estudantes que já concluíram o ensino médio. Eles têm duração média de um a dois anos. Ao todo, são 20 opções: informática – desenvolvimento de sistemas, serviços públicos, equipamentos biomédicos, manutenção automotiva, agronegócio, logística, química, agropecuária, cozinha, panificação, controle ambiental, edificações, móveis, secretaria escolar, secretariado, eletromecânica, manutenção e suporte em informática, vestuário e comércio. A seleção ocorrerá por meio de sorteio eletrônico.
Há ainda vagas por meio do programa de educação para jovens e adultos. A modalidade tem por objetivo oferecer a educação profissional técnica de nível médio a quem não tiveram oportunidade de cursar o ensino médio na idade regular. Há vagas nos cursos técnicos de administração, edificações e artesanato. Nessa modalidade, a seleção  também será por sorteio eletrônico.
Educação à Distância
Quem já concluiu o ensino médio também poderá optar em se capacitar em um curso técnico à distância. As opções são administração, serviços públicos, segurança do trabalho, logística e meio ambiente. Periodicamente, ocorrerão aulas presenciais no polo em que o aluno estiver matriculado – Recanto das Emas, Taguatinga Centro, Varjão, Brazlândia, Sobradinho II ou Ceilândia.


Fonte: G1