sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Congresso promulga emenda que estimula desenvolvimento tecnológico

Texto melhora articulação entre Estado e instituições públicas e privadas para impulsionar a pesquisa e a criação de soluções tecnológicas para o setor produtivo.
O Congresso Nacional promulgou nesta quinta-feira a Emenda Constitucional 85, que estimula o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação. A sessão solene ocorreu no plenário do Senado.
Aprovada em abril pela Câmara e em dezembro pelo Senado, a emenda é proveniente de proposta da deputada petista Margarida Salomão, de Minas Gerais.
O texto melhora a articulação entre Estado e
instituições públicas e privadas, com o objetivo de impulsionar a pesquisa nacional e a criação de soluções tecnológicas para o setor produtivo.
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, participou da solenidade e elogiou a emenda.
"Num grau que se não chega a ser o de consenso, pelo menos traduz uma ampla unidade de todos os segmentos interessados direta ou indiretamente nos temas de ciência, tecnologia e inovação. Eu venho aqui, portanto, em nome do Governo Federal, acima de tudo para manifestar a minha gratidão."
O deputado Waldir Maranhão (PP-MA), 1º Vice-Presidente da Câmara e ex-reitor da Universidade Estadual do Maranhão, afirmou que popularizar a ciência é um desafio necessário, até porque os avanços tecnológicos contribuem para reduzir as desigualdades regionais.
Reportagem — Sílvia Mugnatto


Fonte: RADIOAGÊNCIA