domingo, 6 de julho de 2014

Candidatos dão a largada na campanha

Agnelo, Arruda, Rollemberg, Pitiman e Toninho registram chapas na Justiça Eleitoral para disputa ao Palácio do Buriti.

Agnelo levou os documentos ao TRE ao lado de advogados e do presidente do PT, deputado Roberto Policarpo.

A campanha começa oficialmente hoje. Propaganda, caminhadas, comícios e atos eleitorais estão autorizados. Todos os candidatos ao Palácio do Buriti já começam a corrida neste domingo, com eventos focados principalmente na região de Ceilândia, justamente a maior cidade do DF. Partidos, coligações e chapas fizeram os registros ontem na Justiça Eleitoral, último prazo para a entrega da documentação. Ao todo, são cinco coligações em torno de cinco nomes que disputam o governo: o governador Agnelo Queiroz (PT), candidato à reeleição, o ex-governador José Roberto Arruda (PR), o senador Rodrigo Rollemberg (PSB), o deputado federal Luiz Pitiman (PSDB) e Antônio Carlos de Andrade, o Toninho do PSol.

A maior coligação, batizada de Respeito por Brasília, é a reunião em torno do atual governador. Ao todo são 16 partidos encabeçados por PT e PMDB. Agnelo esteve ontem no final da tarde no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Ele disse estar animado com a campanha que se inicia, apesar de saber que tem o desafio de
conciliar a agenda de governador com a de candidato. “Toda a minha equipe já está avisada de que o governo precisa continuar sendo eficiente e seguindo na mesma velocidade”, disse. 

O petista afirmou que até agora só se preocupou em governar e que chegou o momento do embate eleitoral. “Agora, poderemos fazer esse debate e mostrar que esse governo foi o que mais realizou em todos os tempos no DF”, avisou. Ele começa a sua agenda de campanha em Ceilândia. Está marcada para o início da manhã uma caminhada na Feira do Produtor. “Não queremos olhar no retrovisor, na cidade destruída que pegamos e recuperamos. Agora, é hora de olhar para a frente”, explicou o governador...

O senador Rodrigo Rollemberg (PSB), candidato ao governo da coligação Somos Todos Brasília, também fez o registro ontem. Ele disse que quer ser uma alternativa às campanhas do atual governador e de Arruda. O socialista começa sua campanha com a presença do candidato à Presidência Eduardo Campos (PSB) e da vice na chapa, Marina Silva (PSB), também em Ceilândia. O local escolhido foi o Sol Nascente, maior favela do DF.

O candidato do PSDB ao governo, Luiz Pitiman, também levou a documentação ontem ao TRE. Ele ressaltou que passou muito tempo nos últimos dias tentando fazer os ajustes nas chapas proporcionais, após a entrada de última hora do PPS na coligação. “Creio que chegamos com força para discutir a Brasília que todos nós queremos. As pessoas não estão satisfeitas, e queremos mostrar que pode ficar melhor”, disse. O primeiro evento da campanha da coligação Seriedade Para Mudar será em Planaltina, com uma carreata saindo do Restaurante Comunitário da cidade.

Toninho do PSol também deixou a oficialização da candidatura para o último dia. A Frente de Esquerda, segundo o candidato ao Palácio do Buriti, é a única que traz algo para a atual campanha. “Se formos olhar os demais grupos, todos têm algum ponto em comum. Mas a nossa coligação é a que tem uma proposta positiva para apresentar para a cidade”, disse. A coligação começa sua caminhada em Ceilândia, na Feira Coberta da cidade.

A única chapa majoritária a se registrar na sexta-feira foi a encabeçada pelo ex-governador José Roberto Arruda (PR). Ontem, no entanto, precisou ser feito um ajuste no nome de vice-governador. O primeiro apresentado foi o da distrital Eliana Pedrosa (PPS), que foi impedida pela direção nacional de seu partido a se coligar com o grupo. O ex-deputado federal Jofran Frejat (PR) foi registrado ontem na vaga. Até o fechamento desta edição, a coordenação de campanha de Arruda não tinha confirmado a agenda dele para este domingo.


Fonte: Por ALMIRO MARCOS, Correio Braziliense - 06/07/2014