segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

'Very Well' deixa Palácio do Planalto após 51 anos

José Maria Nazareth, 78, viu 13 presidentes passarem pelo poder. (Foto: Alan Marques/Folhapress)


Uma figura conhecida nos corredores do Palácio do Planalto, José Maria Nazareth, "Very Well", um contínuo com 51 anos de casa, se despediu na sexta-feira, 1, da sua rotina de trabalho no local. Acompanhou treze presidentes da República, desde que chegou. Aposentado desde 1996 decidiu pedir exoneração do cargo de comissão que desfrutava na Presidência porque diz ter chegado "na idade". 

O funcionário ganhou o apelido dos jornalistas do comitê de imprensa, de onde o
assistente deve se despedir. O apelido estrangeiro veio das expressões em inglês que arrisca de vez em quando no trato com os jornalistas. As mulheres, ele chama de "Mary", os homens, de "Michael" ou de "Johnny".

História

José Maria começou a trabalhar no Palácio do Planalto como contínuo no gabinete presidencial em 1961, requisitado da antiga estatal Conerj (Cia de Navegação do Estado do Rio de Janeiro). Durante o governo Figueiredo, em 1985, passou a trabalhar no comitê de imprensa (acompanhava jornalistas aos andares de circulação reservada), fazia clipping, atendia telefone, entre outras tarefas.

Nos últimos tempos, após 27 anos no comitê, sua tarefa era organizar os jornais de uso comum dos jornalistas.

Despedida com a Presidenta

Na última quarta-feira, 31, ele cumprimentou pela primeira vez Dilma Rousseff, onde mostrou entusiasmo e alegria. O encontro foi organizado pela assessoria do Planalto.

Homenagem
Em outubro, Very Well foi homenageado pela Presidência da República pelos anos de trabalho. Recebeu uma pasta com diploma pelos 51 anos de atividade na Presidência e um bótom dourado com o número 51.


Fonte: Guardian Noticias