sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

PM vai dar cartilhas para potenciais vítimas


Alertas serão distribuídos para cidadãos que correm o risco de sofrer um sequestro relâmpago

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) vai distribuir cartilhas e autos de alerta para potenciais vítimas de roubo com restrição de liberdade, o chamado sequestro relâmpago, para que elas se previnam melhor contra o crime. ...

A medida tem como objetivo reduzir o número de casos do crime, que cresceu 16% no mês passado. Foram registradas 65 ocorrências de sequestros relâmpago em janeiro deste ano no DF, contra 56 no mesmo período de 2012.

O alerta de autuação será apenas simbólico, já que não haverá aplicação de multa. Junto com ele, serão distribuídas cartilhas informativas com orientações para
a população sobre como evitar ser sequestrado e como proceder no caso de uma abordagem criminosa. A distibuição do material será feita nas áreas com maior incidência do crime, onde também haverá um reforço do policiamento.

O material explica que os locais mais propícios para que os sequestros ocorram são vias pouco movimentadas, onde os criminosos podem agir discretamene, entradas e saídas de residências, em que o condutor geralmente está desatento, e a primeira fila de veículos parados em semáforos, onde não existem obstáculos para a fuga.

Entre as orientações para evitar o crime fornecidas nos panfletos, estão não permanecer no interior de carros parados, principalmente em locais escuros, e sempre observar se existem pessoas nas proximidades antes de entrar no veículo. Já no caso de um sequestro, a polícia pede para que a vítinha mantenha a calma, procure não conversar com os bandidos e, sobretudo, nunca reagir.



Fonte: Jornal Destak - Brasília - 08/02/2013